Projeto Axé Brasil

Axé è ArtEducação

Música

O educando consegue alcançar o próprio ritmo e harmonizar os sons da sua fantasia, chegando a descobrir nas notas musicais e nos instrumentos que os cerca a sua identidade cultural.

É difícil pensar na Bahia sem pensar na música. Em Salvador a música de origem africana se mesclou com os ritmos brasileiros, foi em Salvador que nasceu o Tropicalismo, e muitos cantores famosos da música popular brasileira nasceram na cidade (Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Maria Bethânia). Não é coincidência que, independente do Projeto, na cidade já se falava de Axé para indicar o estilo musical Axé Music cheio de energia.
Esse movimento começa, com a indústria cultural, a questionar a invisibilidade destinada aos negros permitindo assim que eles pudessem mostrar suas caras, estimulando as novas gerações a assumir outra posição em relação a sua condição racial na cidade.

O educando alcança assim a consciência de um fazer musical e artístico não só como invenção original e realização particular de cada sujeito criador , mas também como impulso que renova , retoma e torna atual o potencial expressivo da cultura do seu povo.