pa Atividade arteducativa sobre a história da Capoeira | Projeto Axé Brasil

Projeto Axé Brasil

Axé è ArtEducação

Atividade arteducativa sobre a história da Capoeira

As atividades arteducativas orientadas remotamente fazem parte do ciclo de ações implementadas pelo Projeto Axé para viabilizar a manutenção dos atendimentos às centenas de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias durante o período de pandemia.

A capoeira é uma das atividades Arteducativas oferecidas pelo Projeto Axé na Unidade de Arteducação Augusto Omolu de Dança e Capoeira. Além de proporcionar domínio técnico da luta essa linguagem artística envolve elementos de dança, música e canto.

A Roda de Capoeira foi considerada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em novembro de 2014. Trata-se de uma expressão cultural que mantém e reforça um vínculo inseparável das(os) educandas(os) com sua história ancestral.

Com o objetivo de ressaltar essa importância cultural e histórica o Arteducador Ederson Nunes propôs uma atividade de pesquisa sobre a história da Capoeira, de seus mestres, como João Pequeno e Bimba, bem como, da história dos instrumentos que fazem parte dessa prática.

As(os) educandas(os) responderam à atividade proposta, positivamente, e, além do registro escrito da pesquisa, enviaram algumas fotografias que podem ser vistas abaixo. O educando I.C.B, 18 anos nos conta que não vê “a hora de voltar às atividades”, mas que entende a importância do isolamento social.

Seguimos todas e todos juntos, mesmo à distância, trabalhando sob os princípios da Arteducação e da Pedagogia do Desejo, para que nossas meninas e meninos possam continuar trilhando seus caminhos de desenvolvimento humano, profissional, artístico e intelectual.