Projeto Axé Brasil

Axé è ArtEducação

O Arteducador  Ederson Nunes da Unidade Augusto Omolú de Dança e Capoeira orienta as(os) educandas(os) remotamente na realização de uma atividade de pesquisa sobre a história da Capoeira , de alguns mestres e dos instrumentos musicais que são utilizados nessa prática.

Atividade de pesquisa orientada sobre a Capoeira.

A capoeira é uma das atividades Arteducativas oferecidas pelo Projeto Axé na Unidade Augusto Omolú de Dança e Capoeira. Além de proporcionar domínio técnico da luta essa linguagem artística envolve elementos de dança, música e canto.

A Roda de Capoeira foi considerada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em novembro de 2014. Se trata de uma expressão cultural que mantém e reforça um vinculo inseparável das(os) educandas(os) com sua história ancestral.

Com o objetivo de ressaltar essa importância cultural e histórica o Arteducador Ederson Nunes propôs uma atividade de pesquisa sobre a história da Capoeira , de seus mestres, como João Pequeno e Bimba , e também a história dos instrumentos que fazem parte dessa prática. As(os) educandas(os) responderam a atividade proposta positivamente e  além do registro escrito da pesquisa nos enviaram algumas fotografias que podem ser vistas abaixo. O educando I.C.B, 18 anos nos conta que não vê “a hora de voltar as atividades” mas que entende a importância do isolamento social. 

As ações do Projeto Axé contam com os parceiros: Secretaria de Estado de Justiça Direitos Humanos e Desenvolvimento Social – SJDHDS, Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate a Pobreza – SEMPRE, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente através da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, Programa Criança Esperança/UNESCO, IPAC, Coelba, Comunidade Franciscana da Bahia, Fundação San Zeno, Conferência Episcopal da Itália – CEI, Tavola Valdese, Crossing Borders, Estado Alta Áustria, XXX Lutz, Huebler Kaeltetechnik, AGRU Bad Hall, Greiner Kunststoffechnik
#projetoaxé #arteducacao