pa Anunciação | Projeto Axé Brasil

Projeto Axé Brasil

Axé è ArtEducação

Anunciação

A BANDAXÉ tem como origem musical, o movimento político-percussivo da Bahia, que fez dos tambores a voz e dos que os percutiam a imagem dos negros desta terra.

Em particular, é filha das entidades culturais de resgate e resistência das manifestações negro-mestiças que receberam nossos meninos e adolescentes no início dos anos 90, através do Projeto Erê do Axé, para incluí-los junto a seus grupos comunitários, envolvendo-os na história de suas origens e no orgulho de ser negro, como numa imersão em si mesmos, de forma mágica e realista.

Os blocos afro tiveram a sabedoria de unir à matriz religiosa afro-baiana, a manifestação cultural popular artística e formar uma aliança de aço entre essas expressões e o povo afro-descente, fortalecendo-o para enfrentamento da discriminação e da miséria.

Este projeto é resultado desse processo que escoou para a Arteducação do AXÉ reconhecendo e reforçando os nichos da cultura afro-baiana ao tempo em que abre o mundo musical e cultural para seus educando na perspectiva da universalidade.

Por isso seu repertório vai do samba-reggae à ópera. Sem preconceito ou medo, ousamos passear por tempos diversos, por sonoridades várias a partir de nossos ritmos e cantos.

“Anunciação” representa as experiências dos jovens músicos da Bandaxé, vivenciadas na trajetória de suas vidas e no que a música, no Projeto Axé, lhes proporcionou. Surge um CD pop, diferenciado, eclético, uma novidade na cena musical da Bahia.

Também é uma demonstração que não há limite para a persistência e a luta do ser humano. E como dizem os meninos e as meninas do AXÉ, é só uma questão de “oportunidade”, como este CD “Anunciação”.

– Texto de apresentação do encarte do álbum: Marle de Oliveira Macedo.

O álbum possui 12 faixas e conta com a participação de grandes nome da música popular brasileira, como Gilberto Gil, Daniela Mercury e Margareth Menezes.

Faixa 1 – Alegria da Cidade

Faixa 2 – Refavela

Faixa 3 – Haiti

Faixa 4 – Seis por Free

Faixa 5 – Ombra mai Fu

Faixa 6 – Medley de Samba Reggae – Faraó Divindade do Egito / Uma História de Ifá / Deus do Fogo da Justiça

Faixa 7 – Dolcenera

Faixa 8 – Nature Boy

Faixa 9 – Suíte dos Pescadores

Faixa 10- Mameto Kalunga

Faixa 11 – Mãe de Leite – Nos Barracos da Cidade (barracos)

Faixa 12 – Mais uma vez