pa Censo pop rua: Confira um resumo do que rolou no mês de março | Projeto Axé Brasil

Projeto Axé Brasil

Axé è ArtEducação

Censo pop rua: Confira um resumo do que rolou no mês de março

O mês de março foi um mês importante para a realização dos ajustes que antecedem a nossa Pesquisa de Mapeamento, Contagem e Caracterização da População em Situação de Rua em Salvador. Com reuniões de coordenação, reuniões com pesquisadores de outros estados e cursos de capacitação, o trabalho não parou. Confira abaixo um resumo dos principais acontecimentos do mês de março:

01/03 – Realizamos no Laboratório de Geoprocessamento (LABGEO) da Escola Politécnica da UFBA, uma reunião de coordenação com a participação das consultoras de estatística e geoprocessamento. Essa foi a nossa primeira reunião com a consultora de estatística, que, além de se aproximar dos processos de desenvolvimento da pesquisa, também trouxe, a partir de seus conhecimentos específicos da área de estudo, contribuições relevantes para os trabalhos que já vinham sendo realizados. Também foi um encontro importante para pensar sobre os mapas e roteiros que seriam utilizados para que toda cidade de Salvador fosse coberta especialmente nos dias da contagem.

02 e 09/03 – Com a participação dos integrantes do Consultórios na Rua, realizamos, no Laboratório de Geoprocessamento (LABGEO) da Escola Politécnica da UFBA, o curso de capacitação para uso do aplicativo Vicon SAGA, plataforma brasileira que, por salvar a localização e possibilitar a criação de formulários com questões abertas e fechadas, será utilizada para aplicação da pesquisa. Realizado pelo Projeto Axé e pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em parceria com a Secretaria de Promoção Social, Combate a Pobreza, Esportes e Lazer (SEMPRE), o curso foi ministrado pelos membros da agência YouthMappers (UFBA).

03/03 – Nesse dia aconteceu uma reunião de coordenação com o objetivo de tomar decisões referentes ao instrumento amostral e aos acessos dos pesquisadores nos territórios. Além das pessoas atuantes na coordenação da pesquisa, também esteve presente nesse encontro Rocco Fava, representando o Axé Itália. Ficou definido que a nossa técnica “paquera pedagógica” será utilizada para realizar a aproximação com a população em situação de rua informando sobre a realização da pesquisa, bem como sobre as formas de identificar os pesquisadores nas ruas.

06/03 e 16/02 –  Com o intuito de realizar trocas de experiências, nossa equipe participou de dois encontros virtuais com pesquisadores de Brasília e Recife. Durante essas reuniões, além de ressaltar a importância das pesquisas de mapeamento e contagem da população em situação de rua, os pesquisadores das outras regiões compartilharam um pouco dos desafios, metodologias, instrumentos, equipamentos e critérios de inclusão que foram utilizados em seus últimos trabalhos.


A “Pesquisa de Mapeamento, Contagem e Caracterização da População em Situação de Rua em Salvador” é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Salvador através da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (SEMPRE) a partir do Termo de Colaboração N° 001/2022. O Censo Pop Rua Salvador tem por objetivo mapear e contar a população em situação de rua – Crianças, Adolescentes, Jovens, Adultos e Famílias –, além de realizar a caracterização das situações de vulneração e violações de direitos vividas por esta população na cidade de Salvador à partir da produção de dados biosociodemográficos, como idade, gênero, raça/cor/etnia, orientação sexual, escolaridade, local de permanência, renda, os motivos de ida para rua e trajetória de rua, bem como o número de pessoas que dormem nas ruas; o uso de substâncias psicoativas; a formatação de grupos e laços/vínculos com a família; a rede de apoio acessada; o acesso aos serviços e políticas da assistência social, dentre outros. O projeto iniciou suas atividades em 01/set/2022 e tem duração total de 12 meses, conta ainda com a parceria do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia, coordenação de pesquisa da Professora Drª Juliana Prates Santana, do Movimento Nacional da População de Rua, representado pela Coordenadora Nacional, Sueli Oliveira e da Federação Das Cooperativas de Catadores do Estado da Bahia, representado pela coordenadora Annemone Santos da Paz.