pa Censo POP Rua: Coordenação realiza primeira Reunião de Alinhamento e Grupo Focal de 2023 | Projeto Axé Brasil

Projeto Axé Brasil

Axé è ArtEducação

Censo POP Rua: Coordenação realiza primeira Reunião de Alinhamento e Grupo Focal de 2023

Dando continuidade as atividades para realização da Pesquisa de Mapeamento, Contagem e Caracterização da População em Situação de Rua de Salvador, a coordenação do Censo Pop Rua realizou, no dia 11 de janeiro, a primeira reunião de alinhamento e o primeiro grupo focal do ano de 2023, na unidade Central do Projeto Axé, localizada no bairro do comércio.

Durante a reunião foram tomadas decisões metodológicas acerca da seleção de agentes de campo e as estratégias de entrada nos locais de aplicação da pesquisa. No decorrer do encontro também foram definidas as pautas e as datas das próximas reuniões e grupos focais. Estiveram presentes presencialmente Maria Sueli Oliveira (Movimento Nacional da População de Rua – MNPR/BA), Annemone Santos da Paz (Diretora da Federação Das Cooperativas de Catadores do Estado da Bahia – Cata Bahia), Lucas Vezedek (Téc. em Ativ. Educacionais/Coordenação de Pesquisa) e Larissa dos Santos Fraga (Assistente de pesquisa). Os coordenadores Juliana Prates Santana (Consultora Acadêmica/Coordenação de Pesquisa – Universidade Federal da Bahia) e Marcos Candido (Coordenador do Projeto Axé/Coordenação de Pesquisa) participaram da reunião remotamente, através de videochamada.

Buscando compreender como se dá o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde, através da atividade exercida pelos profissionais que atuam de forma itinerante com o Consultório na Rua, ainda no dia 11 de janeiro, foi realizado o primeiro grupo focal de 2023 no Centro de formação Carlos Vasconcelos, localizado na unidade central do Projeto Axé. Além de integrantes do Consultório na Rua, o encontro também contou com a presença de um Representante do Conselho Municipal Dos Direitos da Pessoa com Deficiência – COMPED.

————–

A “Pesquisa de Mapeamento, Contagem e Caracterização da População em Situação de Rua em Salvador” é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Salvador através da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (SEMPRE) a partir do Termo de Colaboração N° 001/2022. O Censo Pop Rua Salvador tem por objetivo mapear e contar a população em situação de rua – Crianças, Adolescentes, Jovens, Adultos e Famílias –, além de realizar a caracterização das situações de vulneração e violações de direitos vividas por esta população na cidade de Salvador à partir da produção de dados biosociodemográficos, como idade, gênero, raça/cor/etnia, orientação sexual, escolaridade, local de permanência, renda, os motivos de ida para rua e trajetória de rua, bem como o número de pessoas que dormem nas ruas; o uso de substâncias psicoativas; a formatação de grupos e laços/vínculos com a família; a rede de apoio acessada; o acesso aos serviços e políticas da assistência social, dentre outros. O projeto iniciou suas atividades em 01/set/2022 e tem duração total de 12 meses, conta ainda com a parceria do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia, coordenação de pesquisa da Professora Drª Juliana Prates Santana, do Movimento Nacional da População de Rua, representado pela Coordenadora Nacional, Sueli Oliveira e da Federação Das Cooperativas de Catadores do Estado da Bahia, representado pela coordenadora Annemone Santos da Paz.