pa Cesare La Rocca, fundador do Projeto Axé, é homenageado na comissão de Educação da Câmara dos Deputados | Projeto Axé Brasil

Projeto Axé Brasil

Axé è ArtEducação

Cesare La Rocca, fundador do Projeto Axé, é homenageado na comissão de Educação da Câmara dos Deputados

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados conversou nesta segunda-feira, 30, sobre os projetos e ações idealizadas por Cesare de Florio La Rocca, conhecido pela atuação na busca de soluções para a defesa de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Cesare La Rocca fundou na Bahia o Projeto Axé, que atua com crianças, adolescentes e jovens por meio da arteducação.

O debate foi solicitado pela deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA), que durante audiência pública prestou homenagem ao legado deixado pelo fundador do Projeto Axé, falecido em setembro de 2021. A deputada lembrou da atuação com crianças e adolescentes que resultaram no impacto social.

Durante a audiência pública, Ená Benevides, Presidente do Centro Projeto Axé, se emociona ao ver um vídeo em homenagem ao Cesare. “Bateu no coração da gente muito forte. Falar de Cesare, aquele companheiro de mais de 30 anos, mas que deixou um legado que nós não podemos nunca deixar parar”, disse Ená Benevides que aproveitou o espaço para relembra a caminhada da entidade e como nasceu importantes articulações nacionais como o Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua, ainda na década de 80.

Também participaram da reunião o coordenador de arteducação do Projeto Axé, Marcos Antonio Candido e a gerente da Unidade Arteducativa do Pelourinho, Luciana Xavier dos Santos.

Luciana Xavier conta que chegou no Projeto Axé em 1997 através da Educação de Rua e como a entidade, desde o nome, foi importante em sua vida. “Quando escutei pela primeira vez o significado da palavra Axé dita pelo Cesare com o tom e a voz singular dele, eu percebi que a ideia de Cesare, assim como o próprio significado da palavra Axé, seria aquilo que promoveria a transformação de crianças adolescentes e jovens, meninos, meninas, mulheres da cidade de Salvador. Sobretudo para aquelas que se encontrava em situação de rua como eu me encontrava naquele momento”, relata a gerente.

O coordenador, Marcos Cândido lembra que Cesare falava que “a criança é o mais precioso de uma nação”. Apontando ainda a necessidade de acolhimento e cuidado de cada criança, adolescente e jovem. “A gente precisa é cuidar e fazer germinar esse Axé dentro de cada criança que vem ao mundo”, diz Marcos Candido.

A audiência pública pode ser acompanhada na íntegra através da transmissão gravada pela TV Câmara.