pa Com uma proposta inovadora, Projeto Axé em parceria com Programa Itaú Social UNICEF 2021 prepara jovens para o mercado de trabalho | Projeto Axé Brasil

Projeto Axé Brasil

Axé è ArtEducação

Com uma proposta inovadora, Projeto Axé em parceria com Programa Itaú Social UNICEF 2021 prepara jovens para o mercado de trabalho

Iniciamos em Novembro de 2021 as escutas com os educandos e educandas do Projeto Axé, estimulando-os a refletir sobre suas suas vidas profissionais, sonhos e desejos. O programa intitulado de “Espaço Z” promoveu esses acompanhamentos individuais para compreender o que cada sujeito almejava, promovendo também esse pensamento sobre o futuro.

A proposta do “Espaço Z” é preparar e apoiar os jovens nesse processo de inserção ao mercado de trabalho, refletindo primeiro suas metas e estratégias profissionais. Com isso, contribuir para a igualdade de oportunidades direcionada à população jovem negra no mercado de trabalho, destacando a extrema importância de romper ciclos geracionais históricos de opressão e negação de direitos e oportunidades. Assim, buscamos a representatividade a partir da mobilização de diversas experiências profissionais de modo a oferecer estímulos e incentivos à qualificação profissional que faça frente aos processos de desigualdade e exclusão.

“Estamos felizes com o avanço que temos obtido e ainda mais satisfeitos em ver cotidianamente a empolgação no olhar dos nossos educandos em relação ao Espaço Z. Um espaço pensado para eles e com eles e que já têm proporcionado mudanças significativas”, declarou  Elaine Lubarino, Gerente de Ações de Fortalecimento à Família, Juventude e Comunidade do Projeto Axé.

O Projeto Axé participa do Programa com a ação denominada de “Espaço Z”, que usa como referência simbólica a última letra do alfabeto para a reflexão da finalização de um ciclo para se iniciar outro., seja no meio artístico ou em outro segmento até a articulação de instituições parceiras do território, em busca de encaminhamento para uma imersão socioprofissional, inclusão em programas de experimentação/vivência em áreas arteducativas realizadas nas Unidades do Projeto Axé – ModAxé, EstampAxé, Dança, Música, Capoeira e Artes Visuais – guiadas por arteducadores(as), participação em rodas de conversa com profissionais de diversas áreas de trabalho e/ou movimentos sociais – negros, mulheres, LBTQIA+, dentre outros-  e arteducadores do Projeto Axé e visitas em espaços possíveis de empregabilidade, além da participação em oficinas de preparação para entrevistas, construção de currículos, dentro outros.

Texto Daiane Oliveira, estagiária da Coordenação de Arteducação