pa Curso de Capacitação Caminhos Formativos tem segunda turma concluída em Salvador | Projeto Axé Brasil

Projeto Axé Brasil

Axé è ArtEducação

Curso de Capacitação Caminhos Formativos tem segunda turma concluída em Salvador

Entre 13 de julho e 04 de agosto de 2022 o Projeto Axé realizou a segunda turma do curso de Capacitação “Caminhos formativos para atuação no sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente”, em Salvador. A Turma 02 contou com a participação de Educadores de Rua do Projeto Axé e da equipe do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (SEMPRE/Prefeitura Municipal de Salvador), alcançando um total de 53 participantes.

O curso é realizado em parceria com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social através do Termo de Colaboração N° 003/2021, sendo  voltado para profissionais que atuam no Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, em especial nas Políticas de Proteção à Criança e ao Adolescente e Assistência Social.

O objetivo é realizar a atualização de conhecimento destes profissionais, incorporando no cotidiano das organizações e nas práticas dos agentes do poder público e sociais novos conteúdos, metodologias de atendimento em rede, fluxos, com a finalidade de produzir, atualizar e difundir conhecimentos que contribuam para o desenvolvimento de habilidades e capacidades técnicas e gerenciais dos operadores de políticas públicas destinadas a crianças/adolescentes e jovens em situação de rua e/ou violação de direitos. Com certificação emitida pelo Projeto Axé e SJDHDS, o curso teve um total de 40 horas de carga horária, incluindo aulas presenciais e atividades de pesquisa individual: aulas expositivas, atividades complementares, materiais de estudo, dentre outros.

O conteúdo programático foi organizado em quatro módulos, conforme programação anteriormente divulgada.

A equipe de instrutores(as) do Curso Caminhos Formativos conta com profissionais de áreas diversas com experiências amplas na atenção e cuidado aos direitos de crianças, adolescentes e famílias: Angela Maria Gonçalves; Lucas Vezedek; Marcos Antonio Candido Carvalho; e, Virgínia Pimentel Santos Custódio.

Vale destacar que neste mês de agosto de 2022 estão sendo realizadas as turmas 3 e 4, com previsão de participação de 150 pessoas das mais diversas instituições.