pa Educandos(as) do Projeto Axé recebem alimentação equilibrada e saudável na unidade | Projeto Axé Brasil

Projeto Axé Brasil

Axé è ArtEducação

Educandos(as) do Projeto Axé recebem alimentação equilibrada e saudável na unidade

Não é segredo que para uma vida saudável é necessário que os sujeitos tenham uma alimentação adequada, com nutrientes que favorecem o bom funcionamento do corpo e no caso de crianças e adolescentes, garantem um crescimento e desenvolvimento adequado. Por isso, o Projeto Axé conta com uma equipe de Nutrição que cuida desde o recebimento e armazenamento dos alimentos, passando pelo preparo, até o processo final, que são os educandos(as) consumindo os pratos saborosos.

Começando pela reunião de “Análise da Prática” os profissionais responsáveis pela alimentação dos educandos(as) avaliam as atividades e ações do mês anterior, planejando o mês atual de atuação. É um processo importante para compreender e aprimorar as demandas de atuação. Com uma estrutura que permite armazenamento adequado dos alimentos, a equipe coordenada pela nutricionista Ana Consuelo Santos, desenvolve o processo de preparo com todo primor para que os educandos(as) recebam uma alimentação balanceada e saborosa.

 

No Brasil, cerca de 18,8 milhões de crianças e adolescentes até  passam fome.  Os dados do levantamento da Fundação Abrinq, Cenário da Infância e da Adolescência no Brasil, que tem como base a pesquisa Pnad/Covid, do IBGE, ainda aponta que dessas, pelo menos 9 milhões vivem em situação de extrema pobreza, com renda per capita mensal de no máximo R$ 275.

Já, de acordo com o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia divulgado em 2021, 43,4 milhões de pessoas vivem com insegurança alimentar leve ou moderada. Isso significa que mesmo tendo alimentos em alguns dias ou para o mês, as famílias com insegurança alimentar não possuem a seguridade de constância na alimentação e nem a certeza de uma nutrição adequada com todos os nutrientes necessários que o corpo precisa para seu bom funcionamento.

A falta de alimentação adequada dificulta no processo de aprendizagem, reduz energia causando desânimo, perda de massa muscular, anemia e outras doenças que quando não tratadas rapidamente podem causar problemas severos e permanentes ou até levar à morte. Assegurar uma boa alimentação é de extrema importância para a saúde física, mental e desenvolvimento socioeducativo dos nossos educandos(as). O Projeto Axé conta com a parceria da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social – SJDHDS e apoio da Tavola Valdese para a área de Nutrição.