pa Grande Formação 2021 do Projeto Axé relembra a vida de São Francisco de Assis | Projeto Axé Brasil

Projeto Axé Brasil

Axé è ArtEducação

Grande Formação 2021 do Projeto Axé relembra a vida de São Francisco de Assis

Foi realizada nos dias 20 a 22 de outubro de 2021, a Grande Formação, na Unidade Arteducação do Pelourinho cujo tema foi O Axé de Francisco: tudo está conectado”. No primeiro dia da formação contamos com a participação do Frei Pedro, que junto com sua equipe falou sobre a história de vida de São Francisco de Assis e suas transformações.  Logo após, realizamos a leitura das Florzinhas de São Francisco, e também da Carta  Encíclica Laudato Si´ de autoria do Papa Francisco, além de escritos autorais do nosso Fundador Presidente, Cesare de Florio La Rocca.

Esses momentos trouxeram para toda a equipe a reflexão referente a necessidade de transformações em nossa sociedade, e em nós,  a importância de olhar para o outro como irmão/irmã, e como educar se faz ferramenta preciosa no encontro com o outro. Em outro momento foi exibido o filme Francisco (1989, de Liliana Cavani) que conta a história de vida de Francisco de Assis, que renunciou aos valores materiais para viver o cristianismo e seria canonizado pelo Vaticano.

Ter essa visão da história de vida de São Francisco, estar em contato com um Francisco mais humano, foi muito transformador para toda a equipe, no modo de pensar, de se relacionar, de construir ideias, de ter dúvidas e angústias. Pensar em Francisco deste modo nos aproxima dele, nos faz refletir que as mudanças são possíveis quando se tem paixão pelo que se acredita, quando se coloca que é possível caminhar de outra forma. Confira os registros da Grande Formação e a programação completa:

Nos outros dias da formação construímos o planejamento nos grupos e apresentação dos projetos de trabalho, que serão realizados junto aos educandos(as) nos próximos meses, tendo como base os ensinamentos aprendidos  através da história de vida de Francisco de Assis. Ao todo, participaram da Grande Formação 90 profissionais que fazem parte do universo do Projeto Axé.

As formações visam o fortalecimento dos conteúdos conceituais que refletem a missão, os princípios e as premissas que sustentam as práticas arteducativas cotidianas do Axé para construção de cidadania, defesa e proteção dos direitos das crianças, adolescentes, jovens e suas famílias. Nesse sentido, a essência Franciscana, proposta como fonte de pesquisa, experimentação e planejamento, ao passo que se faz espelho para os processos de resistências necessários aos tempos atuais, também reafirma nosso compromisso com a produção e afirmação da vida, do desejo, da estética e da beleza.

Paz e Bem!

Axé! Axé! Axé!

A realização da Grande Formação 2021 contou com o apoio fundamental da Unesco/Programa Criança Esperança.