Projeto Axé Brasil

Axé è ArtEducação

Educandas(os) do Modaxé além de auxiliar no processo de produção das máscaras que são entregues as famílias do Axé são acompanhados pelos Arteducadores Aline Almeida e Cosme Roberto Passos de Jesus da Unidade do Pelourinho em atividades sobre bordado e criação de desenhos.

Modaxé é criatividade.

O Modaxé faz parte das atividades Arteducativas da Unidade do Pelourinho e além de ser responsável pela importante criação e confecção das máscaras entregues as famílias nesse período de pandemia COVID-19 continua desenvolvendo atividades de pesquisa, técnica e criação de desenhos com as(os) educanda(os).

O Arteducador Cosme Roberto Passos de Jesus, propôs as educandas V. S. dos S, 14 anos e G. P da S., 18 anos, que fizessem uma pesquisa sobre a origem do ponto cruz, efetivando assim um rico conhecimento dessa técnica de bordado. Depois da pesquisa orientou também que a educanda G. P da S., 18 anos criasse um desenho e depois bordasse em ponto cruz. A educanda após ter realizado a atividade, em depoimento declarou : “Esse desenho lembra meu filho, brincando, por isso desenhei e vou fazer o ponto cruz.”

Já o educando S. S. S., 18 anos, através do acompanhamento da Arteducadora Aline Almeida desenvolveu dois desenhos de criação com looks belíssimos que estão na fotografia ao lado.

“Minha criação retrata o mundo nesse momento de distanciamento em que tudo que estamos passando pode servir para aproximar o corpo e a alma.A minha ideia foi de elaborar um croqui com o desenho de roupas que representasse a união entre as nações nesse período de pandemia.”

Outro educando aproveitou esse período para fazer criações foi J. C. C que aproveitou e deixou seu depoimento desse processo criativo em tempo de isolamento . “Minha criação retrata o mundo nesse momento de distanciamento em que tudo que estamos passando pode servir para aproximar o corpo e a alma.A minha ideia foi de elaborar um croqui com o desenho de roupas que representasse a união entre as nações nesse período de pandemia.”Com modelos negros representando nossa ancestralidade e a calça de capoeira relembrando uma das atividades arteducativas do Projeto Axé. As estampas são as cores e bandeiras dos países na intenção de estimular a solidariedade e a união que precisamos nesse momento.Essa criação e a atividade com o bordado estão registradas nas fotografias abaixo.

No entamento ao COVID 19, vamos cumprir o isolamento social.
As ações do Projeto Axé contam com os parceiros: Secretaria de Estado de Justiça Direitos Humanos e Desenvolvimento Social – SJDHDS, Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate a Pobreza – SEMPRE, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente através da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, Programa Criança Esperança/UNESCO, IPAC, Coelba, Comunidade Franciscana da Bahia, Fundação San Zeno, Conferência Episcopal da Itália – CEI, Tavola Valdese, Crossing Borders, Estado Alta Áustria, XXX Lutz, Huebler Kaeltetechnik, AGRU Bad Hall, Greiner Kunststoffechnik. #projetoaxeadsumus #arteducação #projetoaxe30anos