pa O Axé integrou a Ação Nacional Criança Não é de Rua 2020 | Projeto Axé Brasil

Projeto Axé Brasil

Axé è ArtEducação

O Axé integrou a Ação Nacional Criança Não é de Rua 2020

23 de julho é o Dia Nacional de Enfrentamento à Situação de Rua de Crianças e Adolescentes, em referência à Chacina da Candelária ocorrida em 1993, no Rio de Janeiro.

A Ação Nacional Criança Não é de Rua deste ano teve como tema o  “Combatendo a Covid-19, o Racismo e o Fascismo”. O objetivo foi dar visibilidade aos problemas ligados à situação de rua de crianças e adolescentes, perfil populacional privado dos direitos humanos fundamentais básicos e que sofre ainda mais em consequência dos efeitos da pandemia.

Daniela Mercury, embaixadora do UNICEF e outros defensores de Direitos Humanos como Cesare La Rocca, Juca Guimarães e Renato Roseno estiveram presentes na programação online. Intervenções urbanas, oficinas com crianças e adolescentes em situação de rua e projeções em prédios, fizeram parte do escopo da programação.

“Essa pandemia afeta com mais força as populações vulneráveis, como as de rua. Se o principal meio de prevenção é ficar em casa, como fazer isso se você não tem uma? Parte das crianças e adolescentes que está nas ruas hoje são acompanhadas de suas famílias; logo, o direito à moradia é primordial para que não tenham contato com o vírus”, explica o coordenador da Rede Nacional Criança Não É de Rua, Manoel Torquato.

A ação deste ano também teve foco no racismo e fascismo. De acordo com a pesquisa mais recente produzida pela Organização da Sociedade Civil, O Pequeno Nazareno e o Centro Internacional de Estudos Pesquisas sobre a Infância (CIESPI/PUCRio), 85% das crianças e adolescentes em situação de rua nas maiores metrópoles brasileiras, são negras. Os dados mostram o resultado do racismo estrutural enraizado no país, além da miséria e da desigualdade social. Já o combate ao fascismo, último tópico do tema, vai ser trabalhado na Ação, uma vez que o avanço desse ideal, afeta diretamente a democracia e o estado de direito.