pa O Axé se conjuga ao feminino: Confira tudo o que aconteceu na nossa Grande Formação 2023 | Projeto Axé Brasil

Projeto Axé Brasil

Axé è ArtEducação

O Axé se conjuga ao feminino: Confira tudo o que aconteceu na nossa Grande Formação 2023

Lugar de mulher é onde ela quiser, principalmente aqui no Projeto Axé! Com uma programação composta majoritariamente por mulheres e tendo como tema “O Axé se conjuga ao feminino: Narrativas femininas dos corpos femininos do Projeto Axé”, a nossa Grande Formação de 2023 foi realizada entre os dias 06 e 10 de Março no Hotel Portobello Ondina Praia, em Salvador.

Propondo uma reflexão acerca da presença e da importância dos corpos e narrativas femininas na estrutura organizacional do Axé, o evento, que contou com a presença do nosso universo trabalhador, teve como intuito apresentar a temática que irá fundamentar todos os conteúdos programáticos e práticas arteducativas durante o ano que se inicia.

A cerimônia de abertura ficou por conta da nossa presidenta Éna Benevides que, acompanhada do Coordenador de Arteducação, Marcos Candido, falou um pouco sobre a  relevância do tema para o dia-a-dia do Projeto Axé. Nesse primeiro dia as palestras formativas foram iniciadas com as falantes Graça Druck (Professora Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA), Angela Guimarães (Secretária de Promoção da Igualdade Racial da SEPROMI/BA), Trícia Calmon (Superintendente de Direitos Humanos da SJDH/BA) e Cristiane Sarmento (Coletivo Mães do Arco-íris), que compartilharam um pouco dos seus conhecimentos e vivências sobre os temas: Feminino e Classe Social, Feminino e Raça e Feminino e Gênero, respectivamente.

De acordo com pesquisa realizada no início do mês de março, atualmente possuímos 55% de mulheres trabalhando em diversos setores aqui do Projeto Axé. Compreender sobre essa pluralidade de corpos e feminilidades é essencial e, pensando nisso, o segundo e o terceiro dia de Grande Formação foram dedicados a dar vez e voz para nossas colegas de trabalho. Recebemos como falantes as mulheres que atuam nas Artes Visuais (Aline Almeida, Luciana Xavier, Érica Conceição e Isa Vitória Ribeiro), Dança e Capoeira (Cristiane Oliveira, Ivete Ramos, Monique Gonçalves, Camila Mendes, Larissa Brito), Educação de Rua (Bel Nascimento, Driele Amunã, Lorena Moreira e Tatiana Vaz), Família/Juventudes e Comunidades (Elaine Lubarino, Josemeire de Jesus, Elisete Matos e Joseane Bastos),  Música (Arandir Macedo, Mafá Santos e Luely Souza) e Nutrição (Ana Consuelo Santos, Jane Reis e Marcia Conceição) aqui do Axé.

Além de muitos depoimentos emocionantes, nossa Grande Formação também teve espaço para uma surpresa mais que especial. O Secretário de Justiça e Direitos Humanos da Bahia, Felipe Freitas, compareceu ao evento na terça-feira (07/03), para realizar a assinatura do nosso termo aditivo de parceria com o Governo da Bahia, através da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH/BA). Foi um momento de muita felicidade e celebração para todos os presentes porque a renovação dessa parceria irá contribuir para a continuidade das nossas ações de promoção e defesa de direitos de crianças, adolescentes e jovens e famílias em situação de rua e vulnerabilidade pessoal e social.

Dividida em dois momentos, os últimos dias da Grande Formação foram dedicados a aplicação dos aprendizados e escutas adquiridas nos dias anteriores para a criação dos planejamentos das ações e atividades que serão realizadas pelos setores e unidades ao longo do ano com os educandos e educandas.

Confira alguns registros: