pa O Projeto Axé na luta antirracista | Projeto Axé Brasil

Projeto Axé Brasil

Axé è ArtEducação

O Projeto Axé na luta antirracista

Uma forte tensão racial nos EUA fez com que milhares de manifestantes fossem às ruas reivindicar por direitos e exigir a implementação de medidas governamentais que reconheçam e ponham fim ao genocídio da população negra daquele país. Diante disso, o Projeto Axé segue trazendo a tona a discussão sobre racismo para o debate crítico entre os educadores(as), educandos(as) e familiares

Após George Floyd, um homem negro, ter sido brutalmente assassinado por um policial branco na cidade de Minneapolis, nos Estados Unidos, dezenas de manifestações e protestos antirracistas tomaram conta do país. O movimento ativista Black Lives Matter (Vidas negras importam), que foi iniciado em 2013, ganhou o centro do debate público internacional.

O Black Lives Matter retoma a questão da violência institucional constantemente sofrida pela população negra. Devido a importância do debate, o movimento repercutiu em vários países, inclusive no Brasil, onde as(os) jovens negras(os) continuam sendo mortos devido ao racismo estrutural que atravessa e marca nossa sociedade. Manifestações ocorreram em várias cidades do Brasil, inclusive em Salvador.

Por se tratar de um assunto que faz parte do contexto das(os) nossas(os) educandas(os), que moram em bairros da periferia de Salvador e que sofrem constantemente essa violência, o Arteducador Ederson Nunes, solicitou as(os) educandas(os) que fizessem uma pesquisa sobre o racismo e sobre o preconceito sofrido pela população negra, para que pudessem compreender não apenas o momento atual de protestos, mas também suas próprias realidades.