pa Axébuzu está de volta às ruas de Salvador | Projeto Axé Brasil

Projeto Axé Brasil

Axé è ArtEducação

Axébuzu está de volta às ruas de Salvador

Após reforma e plotagem com a belíssima obra do artista plástico Juarez Paraíso, o Axébuzu já possui alvará de funcionamento e está pronto para voltar dar o suporte arteducativos aos trabalhos da equipe de Educação de Rua na capital baiana. A unidade móvel de atendimento é um importante recurso agregado historicamente à Educação de Rua, criado a partir das demandas identificadas pelos(as) educadores(as) no cotidiano do trabalho nas ruas e também colocada pelas crianças, adolescentes, jovens e suas famílias atendidos(as) que desejam ter acesso a materiais de leitura, livros, desenhos, jogos, recursos multimídia e outros materiais pedagógicos.

O Axébuzu também oferece um local de encontro diário com os(as) educadores(as) nas áreas de atendimento, sendo que por onde passa é facilmente reconhecido pela sua beleza, estética e singularidade, o que também auxilia no processo da Pedagogia do Desejo nas suas etapas de paquera, namoro e aconchego pedagógicos, culminando assim, quando do desejo dos sujeitos, o acolhimento nas unidades arteducativas do Projeto Axé.

Ter um espaço aconchegante e belo, com vasto material de apoio e instrumentos que auxiliam no processo, potencializa o êxito das ações nas ruas. Sem contar que ter um ambiente adequado, onde encontros e experiências novas acontecem, faz com que as crianças, adolescentes, jovens e suas famílias se interessem, queiram mais, se reconheçam sujeitos desejantes como são. A beleza, zelo e cuidado faz parte do processo de esperançar o sujeito que vive em situação de vulnerabilidade social enfrentando diariamente adversidades, violações de direitos e políticas de morte. O ônibus adaptado, além de contar com livros, gibis, TV, jogos, também possui brinquedos e outros recursos que permitem a realização de atividades, oficinas e experimentações arteducativas e lúdicas.

O Axébuzu é Desejo, Arteducação. É Axé, é Salvador, é Bahia, é Brasil.