pa Projeto Axé mobiliza educandos para participação da construção do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes | Projeto Axé Brasil

Projeto Axé Brasil

Axé è ArtEducação

Projeto Axé mobiliza educandos para participação da construção do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes

No dia 23/10 foi dia de mobilização dos nossos educandos(as) para construção do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes do Estado da Bahia. A Roda de conversa foi organizada pelo Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (CECA/BA) e contou com a participação de crianças e adolescentes de todo o estado. No Axé foi organizada um encontro com 08 educandos(as) para participação dessa primeira atividade de construção que serão seguidas por outros encontros para construção de propostas.

O debate foi muito relevante e participativo. Os(as) educandos(as) puderam se expressar e contribuir sobre a política atual direcionada à proteção da infância e juventude. A colaboração e a escuta dessas atrizes e atores sociais revela que é sempre importante incluí-los(as) no debate público e político.

O Axé acredita nesta perspectiva desde o início de suas atividades, no momento em que considera a criança, o adolescente e o jovem como sujeitos de conhecimento, direitos e desejo, colocando-os numa posição de saber crítico sobre o mundo, aptos a discutir e dialogar sobre suas realidades e perspectivas de mundo.

A atividade contou com o apoio dos Arteducadores Raimundo Simões e Josemeire de Jesus, além da colaboração da Coordenação o de Arteducação na pessoa de Lucas Vezedek. Durante a reunião todas as medidas protocolares de segurança sanitária foram adotadas a fim de evitar a propagação da Covid-19.

Essa ação alinha-se aos princípios de uma educação para a cidadania, que leva em conta a efetiva participação de crianças, adolescentes e jovens nos processos de construção de politicas públicas e no controle social.