pa Projeto Axé realiza colaboração com pesquisadora Finlandesa | Projeto Axé Brasil

Projeto Axé Brasil

Axé è ArtEducação

Projeto Axé realiza colaboração com pesquisadora Finlandesa

 

Com o objetivo de compreender as características das relações familiares e a dinâmica da mobilidade familiar para crianças e adolescentes em situação de rua, a pesquisadora finlandesa Annika Lehtonen está realizando parte da sua pesquisa de doutorado em Salvador, com a colaboração do Projeto Axé e do Grupo de Estudos Interdisciplinares Infâncias, Crianças e Contextos (GEIC/UFBA).

A pesquisa etnográfica, que foi dividida em duas partes e já possui dados coletados em Recife (com permissão ética da Finlândia e do Brasil), investiga os laços que as crianças e adolescentes expressam com suas famílias e comunidades, estudando sobre quais fatores podem ajudar a manter e melhorar essas ligações, a fim de compreender se é para o melhor interesse da criança/adolescente. Possuindo seis meses de duração, a pesquisa será realizada com cerca de 30 participantes, sendo eles: crianças e adolescentes em situação de rua entre 10 e 18 anos, familiares e profissionais (educadores sociais, assistentes sociais ou psicólogos) que atuam com educandos(as) e suas famílias.

 

 

Celebrando a chegada da pesquisadora ao Brasil, na manhã do dia 08/11, foi realizada uma recepção para Anikka em nossa Unidade Central, onde os coordenadores e gestores puderam dar as boas vindas e apresentar o trabalho realizado pelo Projeto Axé para a doutoranda. Após esse primeiro momento, foi realizada uma reunião para construção do plano de atividades dos próximos meses, com o gerente de Educação de Rua, Bruno Santos-Cerqueira.

Sobre a Pesquisadora

Assistente social com atuação na Finlândia em áreas de proteção a criança, serviços para adolescentes imigrantes, serviços sociais de emergência e serviços de drogas, Annika Lehtonen é doutoranda em serviço social na Universidade de Tampere e já trabalhou com educação de rua, participando de reuniões com grupo sociofamiliar, processos socioeducativos, atendimentos individuais e em grupos, visitas domésticas e atividades (futebol, capoeira, percussão, arte e etc).