pa Projeto Axé retoma gradativamente encontros presenciais com educandos(as) e famílias | Projeto Axé Brasil

Projeto Axé Brasil

Axé è ArtEducação

Projeto Axé retoma gradativamente encontros presenciais com educandos(as) e famílias

Desde o mês de abril de 2021, após longas reuniões e todas as medidas de segurança para preservar a vida de todas e todos, o Projeto Axé voltou de forma gradativa com as atividades presenciais. Nossos educandos(as) foram acolhidos em pequenos grupos, para breves encontros, na Unidade de Arteducação do Pelourinho ao longo das semanas. Durante os encontros são realizadas atividades, escuta e acompanhamento. As divisões de dias e horários foi elaborada cuidadosamente para que houvesse manutenção do distanciamento social e suporte necessário para salvaguardar o bem-estar de todas e todos.

A pandemia não acabou. Justamente por esse motivo nossos(as) Arteducadores(as) seguem reforçando as informações de higienização das mãos com água e sabão, além do álcool em gel. Também é estimulado o uso contínuo da máscara, os cuidados com o manuseio e limpeza. O distanciamento social praticado na unidade, assim como as atividades propostas ajudam a fortalecer o trabalho que vem sendo realizado remotamente ao longo desse momento pandêmico.

Durante o mês de abril foram atendidos presencialmente na Unidade de Arteducação do Pelourinho 289 educandos(as) de todas as oficinas arteducativas (Música, Artes Visuais, Dança e Capoeira e Canteiro dos Desejos), onde também foram entregues kits com cadernos e materiais escolares para realização das atividades em casa. O livro “Quero Colo” dos autores Stela Barbieri e Fernanda Vilela foi entregue aos educandos(as) da oficina Canteiro dos Desejos. Apenas no mês de maio foram recebidos mais de 280 educandos(as), com destaque para os trabalhos de tapeçaria indígena das Artes Visuais. 

Mesmo com os breves encontros mensais, planejados especialmente para que nossos educandos(as) possam de perto mostrar o que vem sendo desenvolvido, o acompanhamento virtual segue. São momentos importantes para mantermos contato e esperançar que em breve será possível voltar para as atividades presenciais.

Por Daiane Oliveira, estagiária da Coordenação de ARTEDUCAÇÃO e Lucas Vezedek, técnico em atividades educacionais da Coordenação de Arteducação.