pa Produzindo cuidado no enfrentamento à pandemia: confira as ações do Projeto Axé no ano de 2020 | Projeto Axé Brasil

Projeto Axé Brasil

Axé è ArtEducação

Produzindo cuidado no enfrentamento à pandemia: confira as ações do Projeto Axé no ano de 2020

Durante o contexto pandêmico fizemos diversas pontes entre o Projeto Axé e nossas(os) educandas(os). Mesmo com a crise sanitária, os atendimentos foram mantidos de forma virtual e presencial, respeitando todas as normas de segurança e proteção. Seja pelas atividades arteducativas orientadas presencial e remotamente nas Unidades; pelas ações da Educação de Rua ou pela articulação da Gerência de Ações de Fortalecimento à Família, Juventude e Comunidade, não paramos.

No ano de 2020 tivemos 3.058 encontros/atendimentos diários com 706 crianças, adolescentes e jovens. Além de 1.947 encontros/atendimentos com 304 familiares, totalizando no ano 1.010 pessoas assistidas e 5.005 atendimentos e/ou encontros realizados. Foram distribuídas 950 quentinhas, 1.533 cestas básicas, 1.010 kits de materiais de higiene e limpeza, 2.657 auxílios mobilidade física e social em Parceria com a SanZero e CEI – Conferência Episcopal Italiana, além da confecção e distribuição de 1.950 máscaras preventivas, 725 kits Arteducativos (Cadernos dos Desejos). Também através de parceria e para auxiliar os educandas(os) que não tinham condições de participar das aulas por não terem acesso a equipamentos ou internet, realizamos o programa de Inclusão Digital com a aquisição e distribuição de 300 aparelhos celulares garantindo acesso a chip e internet às famílias e educandas(os).

Através de ações pedagógicas e educativas, o Projeto Axé também atuou fornecendo materiais pedagógicos e aparato tecnológico para que os(as) familiares e educandas(os) pudessem manter viva uma política de cuidados através dos diálogos e estímulos oferecidos nos atendimentos e oficinas arteducativas. Fazendo sempre o reforço das medidas de cuidados para combater a disseminação do vírus que as autoridades governamentais passavam. Nossos educandos e seus familiares são orientados quanto ao uso de máscara, higienização das mãos, distanciamento social e também temos ações de entrega de máscaras para a população em situação de rua.

Os dados do Projeto Axé em 2020 são informados anualmente na edição do Comunicaxé, onde são apresentados os quantitativos de todas as ações do Axé no ano. Esperamos que em 2021, mesmo diante de todas as dificuldades já observadas, que seja um ano de maior controle pandêmico, de vacinação e que todas e todos tenham acesso aos direitos básicos para viver com dignidade. Baixe os dados completos do Comunicaxé geral de 2020: COMUNICAXÉ – ANO 2 – 01/2021: Projeto Axé em números 2020

As ações do Projeto Axé contam com os parceiros: Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social – SJDHDS; Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate a Pobreza – SEMPRE; Conselho Municipal da Criança e do Adolescente através da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude; Programa Criança Esperança/UNESCO; IPAC; Coelba; Comunidade Franciscana da Bahia; Fundação San Zeno; Conferência Episcopal da Itália – CEI; Tavola Valdese; Crossing Borders; Estado Alta Áustria; XXX Lutz; Huebler Kaeltetechnik; AGRU Bad Hall; Greiner Kunststoffechnik. Agradecimentos especiais à estimada Daniela Mercury.

Por Daiane Oliveira, estagiária da Coordenação de ARTEDUCAÇÃO e Lucas Vezedek, técnico em atividades educacionais da Coordenação de Arteducação.