pa “Que Ginga é Essa – Ancestralidade Preta”: Mestre de Capoeira, Gui Alcântara recebe troféu na Unidade Augusto Omolú | Projeto Axé Brasil

Projeto Axé Brasil

Axé è ArtEducação

“Que Ginga é Essa – Ancestralidade Preta”: Mestre de Capoeira, Gui Alcântara recebe troféu na Unidade Augusto Omolú

Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido com excelência ao longo dos anos, o Mestre de Capoeira da Unidade de Arteducação Augusto Omolú, Gui Alcântara, recebeu o troféu “Que Ginga é Essa: Ancestralidade Preta”.

A premiação faz parte do projeto “Mostra Musical Mulheres que cantam e encantam a Capoeira” e reconhece os Mestres e Mestras, pretos e pretas, que, através da sua caminhada, contribuem para a Salvaguarda do Ofício de Mestre e Roda da Capoeira.

“Muito feliz com essa homenagem. Receber o troféu “Que Ginga é Essa: Ancestralidade Preta” pela contribuição a capoeira no Projeto Axé. Esse é um reconhecimento do nosso trabalho enquanto instituição que está sendo construído com a participação de todos nós, e que estou representando cada educando e cada educador do nosso Projeto Axé.” declara Gui Alcântara. 

Patrimônio Imaterial, a capoeira é um veículo essencial para o desenvolvimento de práticas educativas transformadoras. Além de possibilitar que os capoeiristas busquem o reconhecimento e valorização de sua história e da diversidade étnica racial, ela também contribui com o respeito os costumes, as crenças e os saberes dos afrodescendentes e africanos, além de aprofundar os conhecimentos sobre a história daqueles que fizeram parte da formação da sociedade nacional.