pa Unidade de Arteducação do Projeto Axé recebe visita técnica da SJDHDS e de Grupo de Pesquisa da UFBA | Projeto Axé Brasil

Projeto Axé Brasil

Axé è ArtEducação

Unidade de Arteducação do Projeto Axé recebe visita técnica da SJDHDS e de Grupo de Pesquisa da UFBA

No dia 13 de outubro de 2022, o Projeto Axé recebeu a visita de duas técnicas da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Eva Sales, assessora financeira, e Liliane Tavares, gestora de parceria. A visita técnica estava prevista no plano de execução do Termo de Fomento N° 006/2022, que trata da aquisição de equipamentos para a Unidade de Arteducação Augusto Omolu de Dança e Capoeira (UAO). Na ocasião foi feita uma vistoria técnica de todos os equipamentos adquiridos com os recursos do termo.

A UAO foi alvo de uma lamentável invasão seguida de roubo em abril de 2020, no início da Pandemia da COVID-19. O ocorrido trouxe imensos prejuízos à estrutura física da unidade arteducativa, considerando os equipamentos e insumos, o que prejudicou o atendimento aos educandos(as) no retorno parcial e definitivo das atividades presenciais no mesmo ano. Diante de tal situação, o presente termo foi de extrema importância para o fortalecimento da estrutura física e das ações arteducativas voltadas para adolescentes e jovens.

A visita foi acompanhada por Lucas Vezedek, técnico em atividades educacionais da Coordenação de Arteducação e técnico de referência da UAO, e por Cristiane Oliveira e Gui Alcântara, respectivamente a gerente e o supervisor da UAO. O Termo de Fomento N° 006/2022 é fruto de uma emenda parlamentar de autoria da Deputada Federal Lídice da Mata, a quem o Projeto Axé agradece imensamente pela sensibilidade e apoio.

Na ocasião, a Unidade de Arteducação Augusto Omolu de Dança e Capoeira também recebeu a visita de integrantes do Grupo de Estudos Interdisciplinares Infâncias, Crianças e Contextos (GEIC/UFBA), coordenado pela Profa. Dra. Juliana Prates Santana (Instituto de Psicologia da UFBA), com quem o Projeto Axé tem colaborado na realização de duas pesquisas, uma sobre os impactos da pandemia COVID-19 no cotidiano de adolescentes brasileiros em situação de vulnerabilidade social e outra sobre trajetórias de rua de adolescentes e jovens LGBTIA+. Do GEIC estiveram presentes a doutoranda Ana Luísa Fidalgo Ribeiro e os(as) estudantes de iniciação a pesquisa e extensão: Bruno Henrique Sampaio, João Pedro Nascimento Sousa e Fayola Caucaia Pereira da Silva. Da equipe do Projeto Axé participaram também o Gerente de Educação de Rua, Bruno Santos Cerqueira e o estagiário João Nunes.