Projeto Axé Brasil

Axé è ArtEducação

Como segunda modalidade do Protocolo de Atendimento Remoto e Presencial do Projeto Axé as Atividades Pedagógicas e Artísticas Orientadas Remotamente são realizadas prioritariamente pelos(as) educadores(as) das Unidades Arteducativas levando em consideração as linguagens artísticas trabalhadas no Projeto Axé.

Unidade do Pelourinho- Canteiro dos Desejos no Enfrentamento ao COVID-19

As Arteducadoras do Grupo Canteiro dos Desejos da Unidade do Pelourinho que trabalham com o grupo infantil desenvolvem atividades que incluem:

  • Desenho experimental e de observação, bem como desenhos para colorir;
    Áudios e vídeos para apreciação de músicas;
  • Criação de brinquedos, a partir de materiais recicláveis (tampinha, garrafas de plástico, copo descartável,
    papelão, caixas de sapato, etc.) utilizando a imaginação e associação com estações do ano;
  • Escrita criativa, a partir da criação de poemas e paródias musicais;
  • Exercícios de leitura, com indicações e produções textuais;
  • Criação da árvore contra o coronavírus, usando palavras que reflitam o combate e a prevenção
    do coronavírus.

Foi desenvolvido também pelas Arteducadores  Maria Paula Guedes de Souza e Monique Santos Gonçalves, uma atividade de leitura de uma cartilha sobre a importância das frutas. A cartilha elaborada pelo setor de nutrição do Projeto Axé é um aprendizado sobre os cuidados diários com a alimentação. Foi pedido, com base na leitura, que os educandos fizessem um desenho livre e escrevessem um pouco da característica da fruta desenhada. Essa atividade e outras podem ser vistas na playlist abaixo que possui as atividades realizadas pelas(os) educandas(os) do Canteiro dos Desejos.

As ações do Projeto Axé contam com os parceiros: Secretaria de Estado de Justiça Direitos Humanos e Desenvolvimento Social – SJDHDS, Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate a Pobreza – SEMPRE, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente através da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, Programa Criança Esperança/UNESCO, IPAC, Coelba, Comunidade Franciscana da Bahia, Fundação San Zeno, Conferência Episcopal da Itália – CEI, Tavola Valdese, Crossing Borders, Estado Alta Áustria, XXX Lutz, Huebler Kaeltetechnik, AGRU Bad Hall, Greiner Kunststoffechnik #projetoaxé #arteducacao