pa Unidade do Pelourinho no Enfrentamento ao COVID-19. | Projeto Axé Brasil

Projeto Axé Brasil

Axé è ArtEducação

Como segunda modalidade do Protocolo de Atendimento Remoto e Presencial do Projeto Axé as Atividades Pedagógicas e Artísticas Orientadas Remotamente são realizadas prioritariamente pelos(as) educadores(as) das Unidades Arteducativas levando em consideração as linguagens artísticas trabalhadas no Projeto Axé.

Unidade do Pelourinho no Enfrentamento ao COVID-19.

Na Unidade do Pelourinho os(as) educadores(as) através das Oficinas Arteducativas específicas propõem  atividades durante o isolamento Social.

Na Oficina de Experimentação de Artes Visuais (O. E. A. V.) foram confeccionadas máscaras de proteção com estampas produzidas pelas(os) educandas(os) a partir de exercícios remotos orientados pelos(as) educadores(as). São 400 máscaras que estão sendo entregues para 400 educandos(as) do Projeto Axé presencialmente. Além das máscaras, também foram produzidos os Cadernos dos Desejos, que são entregues as(o) educandos(as) junto outros materiais didáticos (lápis, borracha, etc.) para subsidiar a realização das atividades propostas. Além disso, são enviados vídeos, animações , pequenos textos, imagens e tutoriais sobre técnicas da área das Artes Visuais e da Moda, como costura, bordados, dentre outros.

Na Oficina da área de Música são propostas diversas atividades que envolvem conteúdos de diferentes áreas da música. Como as atividades de trava-língua , com o objetivo de trabalhar a dicção dos(as) educandos(as), sugestões de leituras de textos ou músicas que retratem a realidade atual, criação de desafios musicais, execução de convenção e células percussivas, entre outros.

O Arteducador André Menezes propôs as(os) educandos a execução da convenção e células percussivas utilizando balde plásticos, caixas de descargas, latas de tintas e outros materiais, que nesse período de isolamento social são de fácil acesso, como forma de estimular a criatividade e de dar continuação ao trabalho desenvolvido em sala de aula.

Por ser quem somos sabemos o quanto Arte é Educação, sendo assim, a Arteducação como proposta de trabalho do Projeto Axé permanece em cena ainda mais num momento tão desafiador. Nosso trabalho e dedicação se traduz nos depoimentos das(os) educandas(os) e nos vídeos que são enviados as(os) educadoras(os) .

Confira na playlist abaixo as atividades de percussão com materiais de fácil acesso e tantas outras desenvolvidas pelas(os) educandas(os) da Unidade do Pelourinho.

As ações do Projeto Axé contam com os parceiros: Secretaria de Estado de Justiça Direitos Humanos e Desenvolvimento Social – SJDHDS, Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate a Pobreza – SEMPRE, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente através da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, Programa Criança Esperança/UNESCO, IPAC, Coelba, Comunidade Franciscana da Bahia, Fundação San Zeno, Conferência Episcopal da Itália – CEI, Tavola Valdese, Crossing Borders, Estado Alta Áustria, XXX Lutz, Huebler Kaeltetechnik, AGRU Bad Hall, Greiner Kunststoffechnik #projetoaxé #arteducacao