pa Prefeitura de Salvador reforça aliança com o Axé | Projeto Axé Brasil

Projeto Axé Brasil

Axé è ArtEducação

Prefeitura de Salvador reforça aliança com o Axé

O Projeto Axé recebeu, no dia 19/04, das mãos do Prefeito de Salvador, ACM Neto e da Secretária da Promoção Social e Combate a Pobreza – SEMPRE, Ana Paula, 300 cestas básicas que serão distribuídas pelo Projeto Axé às/os responsáveis dos(as) educandos(as) da Instituição.

Nos dias 22, 23 e 24 de abril de 2020, o Projeto Axé realizou os atendimentos levando em consideração todos os cuidados referente às determinações da Organização Mundial da Saúde e os decretos Municipais, a saber: a entrega de máscaras para os familiares que não tinham; álcool em gel na entrada; distanciamento de um metro por pessoa e os funcionários devidamente usando os IPis. Além disso, as pessoas foram orientadas a respeitaram as marcações em vermelho no chão em que sinalizava o distanciamento necessário.

As/os familiares foram organizadas(dos) e distribuídas durante esses três dia na Unidade do Pelourinho com as turmas do Canteiro dos Desejos e Modaxé, da Música e das Artes Visuais. Também houve distribuição na Unidade Augusto Omolu de Dança e Capoeira.

Além da entrega, foram distribuídos informativos com texto sobre os cuidados com a higiene em tempos de pandemia e no verso uma atividade de cruzadinha para os educandos realizarem em casa após a leitura. Pedimos para que após as atividades os educandos que pudessem, enviassem uma foto para os seus educadores para que pudéssemos ter essa devolutiva.

Com esse contato presencial com as famílias, tivemos a oportunidade de atender mais de perto algumas demandas. Durante esses dias, encaminhamos uma família vítima de violência doméstica  contra a mulher e idoso para o Conselho Tutelar IX, Derca e DEAM. Encaminhamos também um educando que estava em situação de rua para o Conselho Tutelar da Barroquinha que por sua vez acompanhou o adolescente para uma Unidade da Fundação Cidade Mãe.

As equipes de educadores das Unidades do Pelourinho e Augusto Omolu, da Gerência de Fortalecimento à Família, da Educação de Rua, da Nutrição e Apoio, da Coordenação e Gerências contribuíram para que essa ação fosse realizada com louvor.

Isso só foi possível pois existe uma comunicação diária através do atendimento remoto com os educandos e suas famílias que os educadores vêm realizando acerca de um mês, desde o início da suspensão das atividades no Projeto Axé, no dia 18 de março.

Com isso, nossas 300 famílias foram beneficiadas e os nossos educandos assistidos de forma segura e humana, com a certeza de que a assistência e acolhimento nesse momento é mais do que urgência, é essencial.