Projeto Axé Brasil

Axé è ArtEducação

Projeto desenvolvido pelo Projeto Axé com apoio da Conferência Episcopal Italiana  (CEI) com objetivo de apoio a família dos(as) educandos(as) através de um trabalho político-pedagógico de formação de consciência e cidadania da família.

il progetto a colpo d'occhio

Famíliaxé : Um projeto político-pedagógico para o reforço das famílias dos educandos(as) .

Descrição da Experiência: A parceria teve como foco contribuir para a superação do processo de demolição dos valores da família brasileira através de um trabalho político-pedagógico de formação de consciência e cidadania da família.
Objetivo: Apoiar a educação familiar através da criação da Escola de Mães, um espaço político pedagógico de formação, discussão e troca de experiências, reunindo mães e educandos(as) que alcançaram a maioridade.
Período: outubro 2018 a outubro 2021
Instituição Contratante ou Parceira (se aplicável): Conferência Episcopal Italiana
Público atendido: 400 famílias/mulheres e 212 educandos maiores de idade (18 a 25 anos)
Local de execução: Salvador/Bahia
Resultados Esperados/Alcançados: Até o momento tem sido realizado encontros mensais formativos com os responsáveis familiares, em sua maioria mulheres, sobre diversas temáticas entre elas: o contexto histórico e político do Estado da Bahia e da Cidade de Salvador, a definição do que é democracia, o conceito de maternidade e paternidade dentro da estrutura familiar e o contexto da pandemia COVID-2019. Além disso, o auxílio de R$120,00 fornecido a essas famílias, tem colaborado no processo formativo, importante para a organização pessoal e familiar, assim como também na compra de alimentação e materiais de higiene, vestuário e material escolar. Existe um monitoramento desse auxílio, através do sistema de compensação do Cartão Alimentação, que evita que usem o valor creditado com a compra de álcool e outras drogas. No contexto da Pandemia também foi realizada a compra de 300 celulares para que as mães continuem o processo formativo. Essa compra veio acompanhada também de um chip para acesso a plataforma TEAMS da TIM onde ocorrem os encontros virtuais.