Música
O educando consegue alcançar o próprio ritmo e harmonizar os sons da sua fantasia, chegando a descobrir nas notas musicais e nos instrumentos que os cerca a sua identidade cultural. […]
Para saber mais…Axé significa "a energia positiva que permite que todas as coisas venham a existir". A escolha dessa palavra da língua africana Yorubá é mais que uma homenagem a cultura afro-brasileira, é também uma convicção de que as crianças, adolescentes e jovens são a energia mais preciosa de cada nação.
Desde 1990 trabalhamos com a Pedagogia do Desejo e Arteducação para desenvolver esse potencial - que é ilimitado.
O educando consegue alcançar o próprio ritmo e harmonizar os sons da sua fantasia, chegando a descobrir nas notas musicais e nos instrumentos que os cerca a sua identidade cultural. […]
Para saber mais…O educando consegue alcançar o próprio ritmo e harmonizar os sons da sua fantasia, chegando a descobrir nas notas musicais e nos instrumentos que os cerca a sua identidade cultural.
É difícil pensar na Bahia sem pensar na música. Em Salvador a música de origem africana se mesclou com os ritmos brasileiros, foi em Salvador que nasceu o Tropicalismo, e muitos cantores famosos da música popular brasileira nasceram na cidade (Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Maria Bethânia). Não é coincidência que, independente do Projeto, na cidade já se falava de Axé para indicar o estilo musical Axé Music cheio de energia.
Esse movimento começa, com a indústria cultural, a questionar a invisibilidade destinada aos negros permitindo assim que eles pudessem mostrar suas caras, estimulando as novas gerações a assumir outra posição em relação a sua condição racial na cidade.
O educando alcança assim a consciência de um fazer musical e artístico não só como invenção original e realização particular de cada sujeito criador , mas também como impulso que renova , retoma e torna atual o potencial expressivo da cultura do seu povo.
A capoeira, originalmente um treinamento secreto dos escravos para a luta, atualmente uma linguagem artística que une dança, música e canto, consegue se comunicar diretamente com o público. Ao superar […]
Para saber mais…A capoeira, originalmente um treinamento secreto dos escravos para a luta, atualmente uma linguagem artística que une dança, música e canto, consegue se comunicar diretamente com o público. Ao superar as barreiras e as diferenças, contribui para formar a identidade brasileira.
PPor isso tem uma parte importante entre as atividades arteducativas do Axé. Processo de reinserção crítica das crianças, adolescentes e jovens em situação de rua a dimensão cultural é central para reforçar seja a autoestima e a identidade, seja o senso de comunidade e de pertencimento. A capoeira mantém e reforça um vínculo inseparável com o contexto social e cultural do qual provém as pessoas que a praticam.
Ainda hoje, em plena época de globalização consegue colocar em contato as crianças , adolescentes e jovens em situação existencial de rua de Salvador com as suas origens negras-mestiças.
As atividades de artes visuais incluem atividades educativas de desenho e pintura, serigrafia e estampa, e escultura (com o uso de materiais recicláveis e grande atenção ao meio ambiente). As […]
Para saber mais…As atividades de artes visuais incluem atividades educativas de desenho e pintura, serigrafia e estampa, e escultura (com o uso de materiais recicláveis e grande atenção ao meio ambiente).
As oficinas (incluindo aquela dedicada a Moda) não têm como único objetivo a oferta de conhecimento técnico, mas também cuidado com o desenvolvimento das condições básicas para a inserção do educando no mundo do trabalho. Os objetivos do programa incluem a tomada de consciência dos direitos e dos deveres da parte dos educandos e a consciência das formas de organizações sociais , a partir da organização do processo de trabalho e dos trabalhadores.
Nas oficinas (incluindo aquela de Moda) é possível identificar duas fases, uma pedagógica e de aprendizagem, e outra de profissionalização.
Cada ano, um tema é atribuído para os adolescentes, para abordar as criações deles (por exemplo em 2009 o tema foi “Um Santo para cada dia”).
O objetivo é educar , não só ensinar a criar: antes de poder criar, o educando deve compreender bem o tema do ano, fazer pesquisas, como por exemplo ir aos museus, ler, apresentar perguntas e realizar entrevistas.
Uma amostra de tais criações é organizada ao final de cada ano. (“Culminância”), e frequentemente é exibida também em locais externos a Unidade, como em Museus e outros locais. Uma amostra para expor e valorizar os produtos dos educandos diante da sociedade.
A Modaxé é um atelier de estilo e de criação ativo há 12 anos, que desenvolve a habilidade criativa dos educandos preparando-os para os futuros desafios profissionais. O objetivo sócio […]
Para saber mais…A Modaxé é um atelier de estilo e de criação ativo há 12 anos, que desenvolve a habilidade criativa dos educandos preparando-os para os futuros desafios profissionais.
O objetivo sócio pedagógico é a criação de um percurso formativo profissionalizante para os jovens com inclinação artística para a moda ou design.
Desde julho de 2009 foi renovado o quadro de educadores do Modaxé, hoje composto de 09 artistas , todos estilistas de moda e/ou gráficos conhecidos (entre eles uma ex educanda), e guiado por um notável artista baiano, Alberto Pita, renomado sobretudo pelos seus desenhos gráficos.
A coleção AfricAxé, uma das duas coleções que são lançadas cada ano, reflete os desenhos gráficos de Alberto Pita, e foi lançada com sucesso no final de dezembro de 2009 com desfile no centro de Salvador. Não só roupas, mas também acessórios (bolsas, bijuterias, calçados) fazem parte agora das coleções Modaxé.
Além da Modaxé, que é exclusivamente pedagógica e profissionalizante existe o Projeto Axé Design que conta com um Showroom projetado por um grande arquiteto baiano que tem como missão contribuir para a sustentação financeira das atividades arteducativas do Axé.
Os produtos do Axé Design possuem duas características principais, a boa qualidade e a criatividade fortemente inspirada na cultura afro-brasileira da Bahia (obviamente, sempre respeitando as ultimas tendências da moda).
As atividades de corte, modelagem e costura são terceirizadas: A terceirização da produção hoje é total por respeito a legislação e a ética que vetam atividades produtivas que envolvam menores de idade; todavia, um dos objetivos é “internalizar” (através do contrato de ex educandos do Axé que atingem a maioridade) algumas fases do trabalho, com quantidades limitadas, de modo a favorecer o empreendedorismo dos jovens.