Projeto Axé Brasil

Axé è ArtEducação

Projeto Axé – Centro de Defesa e Proteção à criança e ao adolescente é uma organização não governamental sem fins lucrativos fundada em 1990 em Salvador , Bahia, Brasil por Cesare de Florio La Rocca, advogado e educador de origem italiana. No Brasil, porém, todos chamamos de simplesmente Axé ou “O Axé”.

  • História do Axé Brasil
  • Arteducação: a ideia
  • Projeto Axé Brasil
  • Pedagogia do Desejo
milestone

O Axé na Praça Campo Grande!

Axé realiza o evento “ Coisas do Sim : Arte Contemporânea no Projeto Axé e nas Ruas de Salvador” para promover a culminância da Arteducação na praça do Campo Grande em Salvador. O evento permitiu a apresentação à sociedade das atividades desenvolvidas pelo Axé e também possibilitou a participação de todos através das oficinas de música, dança, artes visuais , moda, capoeira e das brincadeiras do grupo infantil.

Janeiro 2018
milestone

Quem são as pessoas em situação de rua afinal?

Projeto Axé seminário: Cartografia dos Desejos e dor Direitos : Quem são as pessoas em situação de rua afinal ? que teve como objetivo divulgar os resultados da segunda etapa da pesquisa de mapeamento e contagem da população em situação de rua infanto-juvenil e adulta de Salvador. Dessa vez a parceria foi com a Defensoria Pública do Estado da Bahia, Movimento de População de Rua e a UFBA Universidade Federal da Bahia.

Novembro/dezembro 2017
milestone

Seminário Cartografia dos Desejos e dos Direitos da População em Situação de Rua de Salvador

Projeto Axé realiza seminário: Cartografias dos Desejos e dos Direitos da População em situação de rua da Cidade do Salvador que teve o objetivo de divulgar os resultados da pesquisa de mapeamento e contagem da população em situação de rua infanto-juvenil e adulta. A pesquisa foi feita em parceria com a UNESCO Criança Esperança, Movimento de População de Rua e a UFBA Universidade Federal da Bahia.

Abril 2017
milestone

Visita diplomatica da Mãe África

Visita do Embaixador de Moçambique ao Projeto Axé.

2016
milestone

Habeas Copo celebra Axé!

Bloco de Carnaval Habeas Copos homenageia Cesare de Florio La Rocca e os 25 anos do Projeto Axé. Esse bloco possui grande história no Carnaval de Salvador e existe desde os anos 80.

Janeiro 2016
milestone

A Bahia em cena pelo Axé

Espetáculo de comemoração dos 25 anos do Projeto Axé no Teatro Castro Alves com vários artistas de Salvador, a cantora Fiorella Mannoia e com apresentações dos educandos.

Novembro 2015
milestone

Cesare é Baiano!

Sessão Especial, na Assembleia Legislativa da Bahia para celebrar os 25 anos do Projeto Axé, e entrega do Título de Cidadão Baiano, a mais alta condecoração…

setembro de 2015
milestone

Amica do Coração : Nita Freire

Nita Freire, esposa do Mestre Educador Paulo Freire, visita o Axé e faz formação com os educadores.

Agosto 2015
milestone

Axébuzu : O ônibus chamado Desejo está novo

Reinauguração do Axébuzu reformado

Agosto 2015
milestone

25 anos de Axé para inclusão social

Sessão Especial da Câmara Municipal de Salvador para homenagear os 25 anos do Projeto Axé, entrega do Titulo “Pela Grande Contribuição para Inclusão Social …

Agosto 2015
milestone

Axé , Cortejo Afro e os Olhos de Xângo

Bloco Cortejo Afro no Carnaval saí com o tema: Os Olhos de Xangô, valorizando as vestimentas e ferramentas do Orixá da Justiça. O presidente do Axé Cesare de Florio La Rocca foi um dos homenageados pelo bloco.

Carnaval 2014
milestone

Augusto Omolú: Homenagem do Projeto Axé ao Grande Mestre

Unidade de Dança ganha nome do Mestre Augusto Omolú

2013
milestone

Arteducação e Juventude , no Rio e no Mundo

Participação do Grupo de Dança na Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro.

2013
milestone

Fiorella Mannoia e o Tour SUD: Participação do Axé!

Turnê de educandos da percussão, canto, dança e capoeira do Projeto Axé com a cantora Firoella Mannoia que fazia sua turnê SUD.

2012
milestone

Capitães de Areia : o filme. Um educando do Axé entre os protagonistas

Lançamento do filme Capitães de Areia inspirado no livro de Jorge Amado e dirigido por sua neta Cecília Amado que procurou o Projeto Axé e outras ONGs de Salvador para sua pesquisa e em busca do seu elenco. Se trata de uma história semelhante a muitos das crianças, adolescentes e jovens que o Projeto Axé convive e acolhe em seu cotidiano. Personagem importante no livro Pedro Bala foi interpretado no filme por um educando do Projeto Axé que fez a seleção juntamente com 1.200 jovens.

Otubro 2010
milestone

Axé no UmbriaJazz

Projeto Axé participa do Umbria Jazz na Perugia.

Julho 2010
milestone

20 anos fazendo o bem

20 anos do Projeto Axé Sessão Especial na Câmara Municipal de Salvador.

2010
milestone

Arteducação: vida cotidiana e Projeto Axé

Publicação do livro Arteducação: vida cotidiana e Projeto Axé.

2008
milestone

Mama Africa, a minha Mãe!

Jovens músicos do Projeto Axé fazem intercâmbio no Quênia em Nairobi.

Novembro 2008
milestone

Fiorella Mannoia: Axé, Axé, Axé!

Participação dos jovens músicos do Projeto Axé no Festival de Roma e com a companhia da cantora Fiorella Mannoia.

Otubro 2008
milestone

Capoeira: Primeiro Batizado

Primeiro batizado de Capoeira do Projeto Axé com presença de importantes mestres de capoeira de Salvador. Os educandos foram premiados com faixas que representam 3 níveis de aperfeiçoamento. Apesar de já existir as atividades de Capoeira no Axé elas não seguiam os níveis de aperfeiçoamento.

25 Agosto 2006
milestone

Aniversário do Axé com os olhos atentos aos Direitos

Comemoração dos 15 anos do Projeto Axé com apresentações no TCA e homenagem ao Estatuto da Criança e do Adolescente.

Julho 2005
milestone

Intercâmbio Itália-Brasil

Políticos Italianos visitam o Axé como parte da Conferência sobre Cooperação Italiana e o Desenvolvimento no Brasil. Entre estes estavam o prefeito de Pontassieve no período Marco Mouraghi,o prefeito da região de Pelago, Marcelo Veleivere e o prefeito da região de Tavornegli Stefano Fusi.

Abril 2005
milestone

Educandos do Axé : Tour Italiana

Nova turnê na Italia com apresentações em Florença, Pélago, Pontassieve e Trieste , com formações em arteducação , ministraram oficinas de dança , capoeira e percurssão e participaram do lançamento da versão Italiana do livro Plantando Axé.

Junho 2004
milestone

Nasce o Projeto Axé Itália Onlus!

Depois de 14 anos de trabalho , paixão e resultados em Salvador , foi fundada em Florença a primeira sede do Axé fora do Brasil : nasce o Projeto Axé Itália Onlus.

9 Julho 2004
milestone

Bazar das famílias

Realização do primeiro Bazar das Famílias evento planejado para reunir doação de variados produtos que possam colaborar com as famílias dos educandos coisas de casa, roupas, sapatos e tudo aquilo que colabore.

2004
milestone

Contrastar a exclusão social através do conhecimento

Visita de Mamphela Ramphele Diretora –Gerente do Banco Mundial BID que veio liderando uma comitiva do BID para conhecer experiências bem sucedidas de combate a exclusão social.

Março 2004
milestone

O Brasil chama a Itália

Visita de Renato Ricci diretor da Gucci e presidente da Escola Italiana Polimoda.

Julho 2003
milestone

A Gicá na Itália

Turnê na Itália com a Gicá apresentação das coreografias Anjo de Barro, Pivete e Bangolê.

Junho 2003
milestone

Prefeito de Florença na Bahia

Projeto Axé é visitado pelo Prefeito de Florença Leonardo Domenici e sua esposa Geraldina.

24 de Julho 2002
milestone

A Itália convida o Brasil

11 educadores e 04 aprendizes do Modaxé viajaram para fazerem cursos na Escola Polimodas através de 15 bolsas de estudo.

Fevereiro 2002
milestone

A importância das palavras certas

Publicação do livro Dicionário ABC Direitos Humanos.

2002
milestone

Companhia XVIII!

Criação da Companhia XVIII uma parceria entre o Projeto Axé e o Tetro XVIII que se iniciou quando 18 educandos do Projeto Axé foram selecionados para produzir e encenar o musical Os Miseráveis de Vitor Hugo.

2002
milestone

Quietude na Terra – Vida Cotidiana, Arte Contemporânea e Projeto Axé

Exposição no Museu de Arte Moderna da Bahia intitulada Quietude na Terra – Vida Cotidiana, Arte Contemporânea e Projeto Axé . Foi lançado no período um livro dessa exposição feita por France Morin e artistas que participaram do projeto.

7 de Julho - 9 de Agosto 2000
milestone

A Fundação das Nações Unidas chega ao Axé

Visita de membros da FNU (Fundação das Nações Unidas ) ao Axé com a presença da Senhora Ruth Cardoso.

Julho 2000
milestone

O Axé vai aos Estados Unidos

Evento US Axé em Nova York realizado Alvin AileY Dance Scholl. No mesmo período a Gicá e a Bandaxé relizaram workshops e espetáculos em Boston.

Junho 2000
milestone

A “Festa do Milênio”!

Comemoração de 10 anos de existência do Axé com homenagem a Cesare de Florio La Rocca na Câmara Municipal de Salvador pelo trabalho desenvolvido.

Junho 2000
milestone

Plantando Axé

Publicação do livro Plantando Axé: uma proposta pedagógica.

2000
milestone

Pequenos grandes passos

São implantados de forma sistemática os cursos musicais no Axé, oferecendo formação em canto, instrumentos de corda, percussão, sopros e teclados a partir de uma proposta aberta e inclusiva de oficinas de percepção musical, de criação musical e instrumentos, passando a BANDAXÉ a ter um caráter profissionalizante, a exemplo da Cia de Dança.

2000
milestone

Villa Axé

Inauguração da Villa Axé loja do Axé no Pelourinho.

setembro de 1999
milestone

Projeto Ilê Ori – A Casa do Conhecimento

Projeto Ilê Ori – Casa do Conhecimento (Escola Municipal Barbosa Romeu): O Projeto Axé em parceria com a Prefeitura Municipal de Salvador criou o projeto com o objetivo de atender aos educandos do Axé e da população mais pobre da comunidade próxima a escola. Espaço que se constituí como centro de estudos e referências, espaço de discussão, sistematização e divulgação dos conhecimentos pedagógicos para contribuir no aprimoramento das práticas pedagógicas.

1999
milestone

Criação do Projeto de Dança no Axé

Criação do Projeto de Dança com dois segmentos : A Gicá, Companhia Jovem de Dança e a Escola Usina de Dança. A Cia, de caráter profissionalizante e por isso constituída por um grupo em permanente mutação, absorveria os remanescentes da parceria com o BTCA e a Escola com formação sistemática e estrutura flexível, abriria as portas do Axé para todos os educandos que quisessem fazer dança.

1998 - 1999
milestone

Axébuzu um ônibus chamado Desejo

Inauguração do Axébuzu no Farol da Barra.

Setembro de 1998
milestone

Paulo – Mestre, Amigo

Visita de Paulo Freire ao Projeto Axé com formação de educadores.

Otubro de 1996
milestone

Unidade do Pelourinho

Inauguração da Unidade do Pelourinho, ainda hoje existente, na qual funcionava nesse período as oficinas de ModAxé, CasAxé e StampAxé.

Julho de 1996
milestone

O Axé está com visita

Visita de Hillary Clinton ao Projeto Axé

Otubro de 1995
milestone

Parceria entre TCA e Axé

Início de parceria do Axé com a Companhia de Ballet do Teatro Castro Alves.

8 de Abril de 1995
milestone

Primeira loja do Axé

Primeira loja que foi criada com produtos confeccionados em conjunto com os estilistas italianos e aos 21 meninos e meninas da Ofícina Modaxé

4 de Julho de 1994
milestone

Modaxé : a moda faz bem

Lançamento da griffe Modaxé com colaboração dos estilistas italianos Nicola Civinini e Augusto Perrone.

14 de Junho de 1994
milestone

Na rua: quantos são, quem são?

Projeto Axé realizou pesquisa com apoio da UNICEF e identifica 15.743 crianças em situação de rua em Salvador.

Dezembro 1993
milestone

O Centro de Educação para a Saúde

Foi criação o Centro de Educação para a Saúde (C.E.S) com a proposta de melhorar a condição de saúde dos educandos através da conscientização do conceito de saúde associado ao modo de vida.

1993
milestone

Comercio social

Primeiro Estande de venda do Projeto Axé no Shopping Barra. Eram vendidos papéis de carta e agendas feitos com papel reciclável e camisetas, cangas e tecido…

19 de Dezembro de 1992
milestone

Axé, para ver os invisíveis

O Projeto Axé realizou importante pesquisa sobre Meninos de Rua, acesso de camadas marginalizadas a serviços de saúde territoriais junto a Terra Nuova para análise de oferta e demanda desses serviços na Bahia.

1992
milestone

Primeiras parcerias

Criação do Projeto Erê – Parceria do Projeto Axé com o Centro Brasileiro para a infância e Adolescencia (CBIA). Nesse projeto eram desenvolvidas atividades culturais de música, dança, capoeira e atividades de circo em parceria com Olodum, Ilê Ayê , Muzenza, GECAP (Gupo de Capoeira Angola do Pelourinho) e Escola Picolino de Artes Circenses.

11 de Julho de 1991
milestone

O Projeto Axé define-se como Sociedade Civil sem fins lucrativos

Constitui-se em uma pessoa jurídica autônoma e define-se como uma sociedade civil sem fins lucrativos, uma ONG, com finalidade de prestar serviços de educação e defesa a Criança e adolescentes em circunstâncias especialmente difíceis.

1991
milestone

Nasceu o Axé: Axé, Axé, Axé!

Criação do Projeto Axé vinculado ao Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua , com apoio da Organização Italiana Terra Nuova. Primeira sede em um Casarão ao lado da Igreja Santo Antônio da Barra.

1990
milestone

Antes do Axé

Primeira redação sobre o Projeto Axé.

1989

[…] A felicidade é, muito mais, o que liberta aquele que é feliz das cadeias do destino
[…] felicidade e bem-aventurança, assim como a inocência, conduzem para fora da esfera do destino […]
Walter Benjamin

A Arteducação, pilar imprescindível do trabalho educativo do Axé, é uma palavra que afirma que é impossível educar sem a arte, a beleza, a estética.

Essa é mais do que uma teoria pedagógica.

É uma descoberta iluminadora: a descoberta que é só através da beleza que as crianças, adolescentes e jovens se desvinculam da engrenagem de um destino, aquele da vida na rua, ao qual se sentem condenados.

Cesare fez essa descoberta juntamente com Paulo Freire, uma presença constante nos primeiros anos do Projeto, graças a uma escuta atenta dos “meninos de rua”, e a uma vontade de compreender a fundo a vida deles na rua. Foram as crianças que fizeram os primeiros educadores de rua, através do contato com eles, entenderem essa profunda verdade.

Diante do fenômeno dos “Meninos de Rua” que povoam as ruas de Salvador, nos perguntamos: como estimular, como acender uma faísca nas crianças, adolescentes e jovens que, privados dos direitos fundamentais da infância, são abandonados e forçados a viver na rua em contato com a miséria, com o narcotráfico e com a prostituição? Como ativar um processo de transformação que, se pretende ser uma educação para a liberdade, deve ser sempre primeiramente a vontade dos próprios educandos?

Crianças, adolescentes e jovens que vivem na rua não precisam de assistência – na verdade são ótimos empreendedores de si mesmos, são capazes de procurar alimento e um lugar para dormir – mas necessitam de um percurso que os conduza a redescoberta de si mesmos e das suas potencialidades.

É a arte a potência transformadora. Nenhum instrumento, nenhuma força, nenhuma energia é igualmente capaz de entusiasmar como as manifestações artísticas. Essas despertam nas crianças, adolescentes e jovens uma dupla explosão, porque eles se descobrem admiradores e fruidores maravilhados de beleza, mas também autor e produtor em primeira pessoa da obra de arte.

Lembra Cesare: “Quando vimos na rua as crianças dançarem a capoeira, tocarem a percussão no banco de madeira das praças de Salvador e cantarem as músicas brasileiras, entendemos que a arte é indispensável para que essas crianças, adolescentes e jovens sintam o prazer da educação, e juntamente a Coordenação Pedagógica colocamos também a Coordenação de Arte. Continuamos a caminhar , a percorrer a estrada da educação de um lado e da arte do outro , mas a um certo momento começamos a pensar: Por que arte e educação ? As duas possuem a mesma missão , que é a transformação do ser humano. E então fundimos as duas Coordenações , tiramos o hífen e escrevemos Arteducação como uma única palavra”.

A Arteducação é uma verdadeira descoberta que cada educador ainda hoje faz no diálogo com as crianças, adolescentes e jovens com as quais eles se encontram na rua de Salvador.

 

A associação possui reconhecimento internacional devido ao seu trabalho na educação e na defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

Em 30 anos de existência, acolheu mais de 27.000 crianças, adolescentes e jovens ; em média 1500 ao ano. A taxa de sucesso é muito alta , considerando as condições iniciais: 85% dos educandos acompanhados nesses 30 anos não retornaram a vida na rua.

Esse resultado é fruto de um grande trabalho , e de grande dedicação profissional: as pessoas que trabalham no Projeto Axé (Educadores, Professores e Coordenadores) possuem um background e competência de altíssimo nível.

O lema do Axé é “A melhor educação para os mais pobres”.

A criança é sujeito de direito, sujeito de conhecimento, sujeito de desejo: essa ideia revolucionária é a base da Pedagogia do Desejo.

Diante da realidade das crianças, adolescentes e jovens em situação de rua, que vivem em uma condição que os empurra, repetidas voltas, de “não ter nada a perder”, Cesare e os educadores tiveram se inspirar em grandes nomes da filosofia da educação:

  • A Paulo Freire, inspirador da proposta pedagógica do Axé, e a sua “Pedagogia da Libertação” em primeiro lugar, pela indispensável dimensão política (criança como sujeito de direito).
  • A Piaget por ter destacado com força que a criança, adolescente e jovem (o/a educando/a) é um sujeito ativo e consciente que se forma a partir da ação (criança como sujeito de conhecimento).
  • Começando da ação (criança como sujeito de conhecimento).
  • A Psicanálise de Freud e Lacan, sobretudo em relação as suas reflexões a respeito do desejo, que possui a tarefa de dar energia a ação (criança como sujeito de desejo).

Assim nasce a ideia da Pedagogia do Desejo, se consolida assim que o Axé inseri institucionalmente “a psicanalise entre as referências teóricas para interpretar a realidade das crianças, adolescentes e jovens que são acolhidos e , como consequência , para se orientar na sua prática educativa”, como escreveu Marcos Candido Coordenador de Arteducação em um ensaio.