Projeto Axé Brasil

Axé è ArtEducação

O Projeto Axé apresenta nesta seção o conjunto de ações e propostas formuladas para responder à pandemia global provocada pelo novo coronavírus. Uma série de Protocolos e Planos Estratégicos foram criados para dar seguimento as nossas orientações e atendimentos Arteducativos, a fim de garantir os direitos fundamentais das educandas(os) e familiares por nós atendidas(os). Clique nas abas abaixo e acompanhe nossas ações.

  • Apresentação
  • Protocolos
  • Ações Axé na Pandemia

O Projeto Axé no enfrentamento à pandemia

Ao longo de três décadas de um trabalho incansável, guiando-nos pela tônica do Desejo, seguimos sempre aprendendo com nossas crianças e adolescentes. Por isso, mantemos nosso engajamento e compromisso com o passado, o presente e o futuro. Em tempos de pandemia, unimo-nos numa reflexão crítica, ativa e sincrônica.

Como nos ensina a sabedoria dos mais velhos “historia magistra vitae”, a história só é mestra da vida, por nos oferecer renovados encontros e possibilidades. Estamos diante de um momento histórico e temos buscado escrever essa narrativa com cuidado, afeto, labor e esperança.

Nós, que há tanto anos estamos, diuturnamente, ocupando os espaços, territórios e lugares, abraçando e correndo lado a lado com aqueles e aquelas que tanto sonham em desejar, aprender e transformar. Nós, arteducadoras e arteducadores em conexão com a rua no fluxo complexo de suas relações, afetos e modos de construção de vida. Nós, artistas do tempo e dos caminhos. Todos e todas nós fomos convocados(as) a parar.

Em 26 de fevereiro de 2020, o primeiro caso de COVID-19 foi oficialmente anunciado pelo Ministério da Saúde do Brasil. Após pouco menos de um mês, tanto o Governo do Estado da Bahia, quanto a Prefeitura Municipal de Salvador, decidiram paralisar todas as atividades que pudessem oferecer risco à saúde da população.

Entretanto, o Projeto Axé se manteve firme em seu compromisso ético e Político, mobilizando esforços múltiplos para atender os sujeitos mais vulneráveis ao contágio pelo vírus. Por isso, nossa missão dialética com as ruas, efetivamente, nunca cessou e não cessará.

Estamos entrincheirados na luta contra o novo coronavírus. Com o intuito de diminuir o avanço da pandemia e dar continuidade aos nossos atendimentos, criamos diversos protocolos de orientação, para que nossas trabalhadoras e trabalhadores pudessem continuar aliados às comunidades nesses tempos difíceis que demandam de nós mais do que nunca a afirmação da vida, dos direitos humanos e da solidariedade.

Em temos de medidas necessárias de distanciamento social, seja encarnado ou virtualmente, toda a equipe do Projeto Axé continua a ser presença, nas ruas, no cuidado, na afirmação de vida. Seguimos em uníssono firmes na luta contra o avanço da pandemia!

Acesse os nossos protocolos de atendimento e orientação e veja todas as ações implementadas nas duas seções ao lado.

A partir de um processo de escuta, planejamento e considerando todas as normativas técnicas, políticas e sanitárias, foram construídos Protocolos específicos de atendimento que orientam a continuidade do atendimento aos educandos(as) e seus familiares, bem como as ações do Projeto Axé de enfrentamento à pandemia.

Como profissionais do cuidado, sabemos da importância fundamental de cuidar de quem cuida. Nesse sentido, o “Protocolo de Segurança para prevenção ao Contágio da COVID-19”, bem como suas atualizações precedentes, busca orientar e educar para o cuidado no ambiente de trabalho, sobretudo, nas ações presenciais, uso de equipamentos de proteção individual, dentre outros.

O “Protocolo de Atendimento Remoto e Presencial”, por sua vez, reúne todas as orientações técnicas para a continuidade do atendimento aos educandos(as) e seus familiares, seja nos processos de escuta, acolhimento, encaminhamento e acompanhamento de demandas que garantem o acesso ao Sistema de Garantia de Direitos, benefícios emergenciais, etc.; seja na realização das atividades arteducativas, nas diversas linguagens artísticas (dança, capoeira, artes visuais, música, moda e estampa), que neste contexto foram formatadas para ocorrer em etapas, da remota a presencial de acordo com as possibilidades de construção para

Logo abaixo, você pode acessar os documentos e protocolos do Projeto Axé que compõem o Plano de Ação de enfrentamento à pandemia da COVID-19, bem como, normativas técnicas municipais e estaduais que subsidiam o atendimento à crianças, adolescentes, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade e vulneração.

Protocolo de atendimento remoto e presencial

Protocolo de Segurança para prevenção ao Contágio da COVID-19

Protocolo para Prevenção, Controle e Mitigação dos Riscos de Transmissão da COVID-19 nos Ambientes de Trabalho do Projeto Axé

Protocolo de Atendimento da Educação de Rua às Crianças, Adolescentes, Jovens e Familiares

Diante do atual cenário de crise sanitária global, o Projeto Axé, numa ação articulada e em rede, tem mobilizado esforços incessantes para dar continuidade às ações arteducativas desenvolvidas pela instituição no seu cotidiano.

Com a intenção de prosseguir com o atendimento de 400 crianças, adolescentes e jovens e 300 famílias, acolhidas nas Unidades de Arteducação do Pelourinho e Augusto Omolu de Dança e Capoeira, bem como, às 1.056 crianças, adolescentes e famílias atendidas anualmente nas áreas de abrangência da Educação de Rua, foram desenvolvidos alguns Protocolos de Orientação para a realização de ações orientadas remotamente e demais atividades presenciais.

O objetivo fundamental é assegurar o atendimento aos educandos(as) e seus familiares com a maior segurança e proteção, seguindo-se, por isso, todas as medidas de isolamento e distanciamento social estabelecidas no âmbito estadual e municipal e as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Dessa maneira, pretendemos continuar a nossa missão e compromisso com a garantia de direitos.

As ações propostas seguem as diretrizes do Protocolo Nacional Conjunto para Proteção Integral a Crianças e Adolescentes, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência em Situação de Riscos e Desastres, instituído pela Portaria Interministerial nº 2, de 6 de dezembro de 2012 e as Recomendações do CONANDA para a Proteção Integral a Crianças e Adolescentes durante a pandemia do COVID-19, de 25 de março de 2020.

Uma versão estendida deste plano de ação também está disponível para download clicando aqui.

 

Todas as ações do Axé no enfrentamento a Pandemia Covid-19