pa Artes visuais | Projeto Axé Brasil

Projeto Axé Brasil

Axé è ArtEducação

Artes visuais

As atividades de artes visuais incluem atividades educativas de desenho e pintura, serigrafia e estampa, e escultura (com o uso de materiais recicláveis e grande atenção ao meio ambiente).

As oficinas (incluindo aquela dedicada a Moda) não têm como único objetivo a oferta de conhecimento técnico, mas também cuidado com o desenvolvimento das condições básicas para a inserção do educando no mundo do trabalho. Os objetivos do programa incluem a tomada de consciência dos direitos e dos deveres da parte dos educandos e a consciência das formas de organizações sociais , a partir da organização do processo de trabalho e dos trabalhadores.

Nas oficinas (incluindo aquela de Moda) é possível identificar duas fases, uma pedagógica e de aprendizagem, e outra de profissionalização.

  • A fase pedagógica é dedicada aos adolescentes a partir de 12 anos e se trata de um espaço privilegiado no qual a atividade técnica especifica é somente um pretexto para uma aprendizagem mais ampla. A partir dos 15 anos, os adolescentes iniciam a fase de aprendizagem, na qual os questionamentos relativos a construção do projeto de vida/cidadania são mais estruturados e onde o aprendizado técnico (iniciação profissional) é melhor definido.
  • Procuramos uma maneira de superar a dicotomia existente entre o projeto educativo e o projeto profissionalizante.

Cada ano, um tema é atribuído para os adolescentes, para abordar as criações deles (por exemplo em 2009 o tema foi “Um Santo para cada dia”).

O objetivo é educar , não só ensinar a criar: antes de poder criar, o educando deve compreender bem o tema do ano, fazer pesquisas, como por exemplo ir aos museus, ler, apresentar perguntas e realizar entrevistas.

Uma amostra de tais criações é organizada ao final de cada ano. (“Culminância”), e frequentemente é exibida também em locais externos a Unidade, como em Museus e outros locais. Uma amostra para expor e valorizar os produtos dos educandos diante da sociedade.