pa Censo Pop Rua: Confira as últimas atualizações sobre o mapeamento, contagem e caracterização da população em situação de rua em Salvador | Projeto Axé Brasil

Projeto Axé Brasil

Axé è ArtEducação

Censo Pop Rua: Confira as últimas atualizações sobre o mapeamento, contagem e caracterização da população em situação de rua em Salvador

Realizada pelo Projeto Axé em parceria com a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (SEMPRE), a Pesquisa de Mapeamento, Contagem e Caracterização da População em Situação de Rua em Salvador está encerrando o ano de 2022 repleta de novidades. Confira abaixo um resumo das atividades que aconteceram entre os meses de novembro e dezembro:

Reunião com CIAMPI-RUA/BA

Tendo como uma das pautas a apresentação de informações sobre o andamento da pesquisa para diagnóstico da população em situação de rua realizada pelo Projeto Axé, aconteceu, no dia 16 de novembro, uma reunião ordinária do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para População em Situação de Rua (CIAMP) na Secretaria Estadual de Emprego e Renda (SETRE). Além dos representantes do Projeto Axé: Marcos Cândido (Coordenador do Projeto/Coordenação de Pesquisa), Hamilton Santos (Educador Responsável por Articulações e Documentações) e Lucas Vezedek (Téc. em Ativ. Educacionais/Coordenação de Pesquisa), o encontro também contou com a participação de Daciane Andrade (ADRA), Gilvana Silva (ADRA), Kadine Santos (SETRE), Sueli Oliveira (MNPR), Edilio Junior (ASPEC), Carlita Bastos (Pastoral), Ana Paula Lima (SEC), Delian (SUPRAD), Márcia Figueiredo (SJDHDS), Tatiane Ramos e Graça Rosa (SJDHDS).

Articulação com Movimento Nacional da População de Rua (MNPR)

A fim de realizar uma breve análise das experiências obtidas com a pesquisa realizada em 2016 e definir as estratégias de trabalho e atividades que serão realizadas na nova produção de dados, foi realizada no dia 02 de dezembro, na Unidade Central do Projeto Axé, uma reunião entre a representante do Movimento Nacional da População de Rua (MNPR/BA), Maria Sueli Oliveira, o Coordenador do Projeto Axé/Coordenação de Pesquisa, Marcos Candido, o Téc. em Ativ. Educacionais/Coordenação de Pesquisa, Lucas Vezedek, e a Assistente de pesquisa, Larissa dos Santos Fraga. Como resultado desse encontro ficou definida a necessidade de agendar uma reunião com todos os integrantes da coordenação e a marcação de grupo focal de discussão com a população em situação de rua.

Grupo Focal de Discussão com agentes públicos e sociais (Educação de Rua / SEAS / SSA Invisível)

Buscando compreender a realidade da população em situação de rua de Salvador, foi realizado, no dia 06 de dezembro, na Unidade Central do Projeto Axé, um grupo focal de discussão com agentes públicos e sociais. Além dos Educadores(as) de Rua do Projeto Axé, o encontro contou com a participação de representantes da Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS/SEMPRE), da Professora Patrícia Brito, responsável pelo Laboratório de Cartografia e SIG da UFBA e estudantes, além de representantes do Projeto Salvador Invisível. Ao total participaram da atividade 32 pessoas.

Reunião técnica de acompanhamento e monitoramento com a SEMPRE


Foi realizada no dia 13 de dezembro, uma reunião entre o Projeto Axé e a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (SEMPRE) para apresentação de informações atualizadas sobre a “Pesquisa de Mapeamento, Contagem e Caracterização da População em Situação de Rua em Salvador”. Durante o encontro, além de uma apresentação informando o andamento da pesquisa que faz parte das ações do Termo de Colaboração 001/2022, com metas e dados atualizados, também foram esclarecidas questões técnicas acerca do cronograma de realização das atividades, prazos das prestações de contas, dentre outros detalhes de acompanhamento técnico.

Curso Vicon SAGA


Aconteceu no dia 16 de dezembro, no Laboratório de Geoprocessamento (LABGEO) da Escola Politécnica da UFBA, o curso de capacitação para uso do aplicativo Vicon SAGA, plataforma brasileira que, por salvar a localização e possibilitar a criação de formulários com questões abertas e fechadas, será utilizada para aplicação da pesquisa. Realizado pelo Projeto Axé e pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em parceria com a Secretaria de Promoção Social, Combate a Pobreza, Esportes e Lazer (SEMPRE), o curso, que foi ministrado pelos membros da agência YouthMappers (UFBA), contou com a participação da Equipe de Educação de Rua do Projeto Axé, dos integrantes do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) e do Grupo de estudos interdisciplinares crianças, infâncias e contextos (GEIC/UFBA).

Articulação Institucional com CATA Bahia e Grupo Focal de Discussão com catadores e catadoras de rua

Durante encontros realizados entre os dias 11, 25 e 30 de novembro, os representantes do Projeto Axé Marcos Candido (Coordenador do Projeto Axé/Coordenação de Pesquisa), Lucas Vezedek (Téc. em Ativ. Educacionais/Coordenação de Pesquisa) e Larissa dos Santos Fraga (Assistente de pesquisa), apresentaram as informações do termo de realização da pesquisa e formalizaram a parceria com a Diretora da CATA Bahia, Annemone Santos da Paz. Como fruto dessa parceria, o primeiro grupo focal de discussão com os catadores de rua foi realizado no dia 16 de dezembro no Centro de formação Carlos Vasconcelos.

Grupo focal de discussão com os catadores de rua (CATA Bahia)


Com o intuito de entender como funciona a dinâmica dos catadores que estão em situação de rua e responder às perguntas ‘quem são, onde estão e o que fazem’, foi realizado um grupo focal com os catadores de rua que fazem parte da CATA BAHIA. A reunião aconteceu no dia 16/12/2022, no Centro de formação Carlos Vasconcelos, e contou com a presença de 21 participantes que compartilharam um pouco de suas experiências.

Após os recessos de final de ano, as atividades ligadas à realização do Censo Pop Rua serão retomadas pelo Projeto Axé e seus parceiros a partir do dia 02 de janeiro.