pa Censo Pop Rua – Coordenação da pesquisa realiza reunião técnica com o Laboratório de SIG e Cartografia da Escola Politécnica da UFBA | Projeto Axé Brasil

Projeto Axé Brasil

Axé è ArtEducação

Censo Pop Rua – Coordenação da pesquisa realiza reunião técnica com o Laboratório de SIG e Cartografia da Escola Politécnica da UFBA

Foi realizada uma reunião técnica com o Laboratório de SIG e Cartografia da Escola Politécnica da UFBA, representado pela Professora Drª Patrícia Lustosa Brito, que atuará na Consultoria de Geoprocessamento de Dados da “Pesquisa de Mapeamento, Contagem e Caracterização da População em Situação de Rua em Salvador”. Estiveram presentes também a equipe de Coordenação de Pesquisa, representada por Lucas Vezedek (Téc. em Ativ. Educacionais), Juliana Prates Santana (Consultora Acadêmica) e Larissa Fraga (Assistente de Pesquisa).

Após uma apresentação geral do projeto de pesquisa, suas metas e cronograma de atividades, a reunião focou no planejamento do mapeamento da cidade de Salvador, considerando a ocupação do espaço por parte da população em situação de rua. Foi discutida a utilização de aplicativos de código aberto utilizados em ações de georreferenciamento que poderão contribuir para a  territorialização e espacialização dos dados obtidos nas diferentes etapas da pesquisa.

Também foram discutidas as estratégias metodológicas para realização do mapeamento e do censo, destacando as possibilidades de mapeamento colaborativo com a participação dos principais atores que trabalham nas ruas das cidade prestando diferentes atendimentos à população em situação de rua, como a Educação de Rua do Projeto Axé, o Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) e Consultórios na Rua.


A “Pesquisa de Mapeamento, Contagem e Caracterização da População em Situação de Rua em Salvador” é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Salvador através da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (SEMPRE) através do Termo de Colaboração N° 001/2022. O Censo Pop Rua Salvador tem por objetivo mapear e contar a população em situação de rua – Crianças, Adolescentes, Jovens,Adultos e Famílias –, além de realizar a caracterização das situações de vulneração e violações de direitos vividas por esta população na cidade de Salvador à partir da produção de dados bio-sociodemográficos, como idade, gênero, raça/cor/etnia, orientação sexual, escolaridade, local de permanência, renda, os motivos de ida para rua e trajetória de rua, bem como o número de pessoas que dormem nas ruas; o uso de substâncias psicoativas; a formatação de grupos e laços/vínculos com a família; a rede de apoio acessada; o acesso aos serviços e políticas da assistência social, dentre outros. O projeto que iniciou suas atividades em 01/set/2022 e tem duração total de 12 meses, conta ainda com a parceria do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia, coordenação de pesquisa da Professora Drª Juliana Prates Santana, e do Movimento Nacional da População de Rua, representado pela Coordenadora Nacional, Sueli Oliveira.