pa Imaginatividade marca o fluxo das ações arteducativas | Projeto Axé Brasil

Projeto Axé Brasil

Axé è ArtEducação

Imaginatividade marca o fluxo das ações arteducativas

A imaginação tem sido uma premissa importante de reflexão para todo o Projeto Axé. Não por acaso, em 2019 nós tivemos uma Grande Formação com o tema “Anarquistas da Imaginação”. Revelando a nossa proposta político-pedagógica e nossa preocupação com esse bem tão precioso que é a imaginatividade das crianças, adolescentes e jovens atendidos pela Instituição.

Nesse período de isolamento social, mais do que nunca, fez-se necessário um cuidado e um estímulo à imaginação.

Pensando nisso, o Arteducador Cosme Roberto Passos, propôs as educandas V. S. dos S, 14 anos e G. P da S., 18 anos, que fizessem uma pesquisa sobre a origem do ponto cruz. Isso as permitiu consolidar um rico acervo cognitivo a respeito dessa técnica de bordado.

Depois da pesquisa, orientou também, que a educanda G. P da S., 18 anos criasse um desenho livre e o materializasse com a utilização da técnica de bordado em ponto cruz. Ao fim da atividade, comentou: “esse desenho lembra meu filho, brincando, por isso desenhei e vou fazer o ponto cruz”.

Já o educando S. S. S., 18 anos, através do acompanhamento da Arteducadora Aline Almeida desenvolveu dois desenhos de criação com looks belíssimos que estão na fotografia ao lado.

Outro educando aproveitou esse período para dar asas à imaginação. J. C. C, partilha com a gente o seu depoimento sobre esse processo criativo em tempo de isolamento:

“Minha criação retrata o mundo nesse momento de distanciamento em que tudo que estamos passando pode servir para aproximar o corpo e a alma. A minha ideia foi de elaborar um croqui com o desenho de roupas que representasse a união entre as nações nesse período de pandemia”.

 

Com modelos negros que representam a nossa ancestralidade e a calça de capoeira relembrando a força das atividades arteducativas no Projeto Axé o educando se envolve nas asas da imaginação. Ele ainda traz as cores e bandeiras dos países na intenção de estimular a solidariedade e a união que precisamos nesse momento.