pa Por uma presença-herança face às ausências e intermitências | Projeto Axé Brasil

Projeto Axé Brasil

Axé è ArtEducação

Por uma presença-herança face às ausências e intermitências

Existem diversas formas de se fazer ausência e presença. Por isso, existem presenças ausentes e ausências presentes. Neste momento de pandemia, estamos experienciando uma dialética incomum e desafiadora: como manter uma presença segura, relevante e eficaz no processo de atendimento às crianças e adolescentes? Para responder a essa questão tão complexa e dilemática, temos pensando uma política de cuidados que se reflete nas medidas protocolares e interrelacionadas adotadas.

O Atendimento Remoto e Presencial tem três modalidades (duas remotas e uma presencial): a primeira modalidade, chamada de Acolhimento, Orientação e Encaminhamento, deve ser realizada por todos(as) os(as) educadores(as) organizados(as) em suas respectivas equipes e orientados(as) por gerentes e supervisores, que contam com apoio e acompanhamento técnico da Coordenação de Arteducação.

A segunda modalidade, denominada Atividades Arteducativas Orientadas Remotamente, deve ser realizada prioritariamente pelos(as) educadores das Unidades Arteducativas, considerando as linguagens artísticas trabalhadas no Projeto Axé, e também pelos(as) educadores(as) das demais áreas, conforme viabilidade e orientações técnicas específicas.

Já a terceira, trata-se de uma modalidade presencial denominada Atividades Arteducativas Presenciais, que abrange o atendimento presencial a ser realizado com grupos de educandos(as) por linguagem artística (grupos de trabalho), considerando o gradativo restabelecimento das atividades presenciais nas duas Unidades de Arteducação do Pelourinho e Augusto Omolu de Dança e Capoeira.

Esta modalidade visa estabelecer um processo gradual de retomada das atividades presenciais, conforme observada as condições necessárias para realização das mesmas. Os encontros serão individuais ou em grupo com a participação de no máximo 05 pessoas, obedecendo às regras de relaxamento do isolamento social em vigor, a partir das portarias das administrações públicas, Estado e Município, para as Escolas. A abrangência e alcance do número de educandos(as) também é gradativa, numa escala de 10 educandos por grupo de trabalho/linguagem artística, até atingirmos o total de 400 educandos(as) inscritos no Projeto Axé.

Considerando que são os grupos de trabalho/linguagens artísticas – capoeira, dança, música, artes visuais, moda, estampa, canteiro dos desejos e educação de rua (6 grupos de trabalho) –, projeta-se o início desta modalidade presencial para o mês de julho com aumento gradativo do número de encontros presenciais visando atingir no mês de setembro os 400 educandos(as) inscritos no Projeto Axé. As atividades pedagógicas serão também orientadas de forma remota para promover o engajamento e participação, evitando o ócio, a acomodação e o estresse. Salientamos que os números de encontros mensais podem variar de acordo com os grupos de trabalho, pois cada grupo tem sua meta total específica de educandos(as) inscritos.