pa Projeto Axé e Prefeitura assinam Termo de Colaboração | Projeto Axé Brasil

Projeto Axé Brasil

Axé è ArtEducação

Projeto Axé e Prefeitura assinam Termo de Colaboração

No último dia 02 de Julho, dita tão especial para toda a Bahia, a Prefeitura e o Projeto Axé prosseguem com as ações sociais em prol das pessoas mais carentes em Salvador, principalmente neste período de pandemia.

O Projeto Axé realizou a assinatura de um termo de colaboração com a Prefeitura Municipal de Salvador, na unidade localizada no Pelourinho, para apoio a crianças, adolescentes, jovens adultos e familiares em situação de vulnerabilidade social.

Nesta mesma oportunidade, também foi promovida a segunda etapa de entrega de cestas básicas para famílias de alunos atendidos pelo Projeto Axé. O atual prefeito ACM Neto e o vice, Bruno Reis, estiveram presentes. Também, a secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), Juliana Portela e o nosso coordenador-geral, Helmut Shned.

O Prefeito apontou que: “o poder público pode muito, mas não pode tudo. Na área social, então, ainda é mais importante essa ligação muito próxima com as instituições, que têm braço e podem ter capilaridade em toda a cidade e, claro, possuem conhecimento, experiência e qualificação, como é o caso do Projeto Axé”.

“Uma das metas é realizar busca ativa a 1.056 pessoas, com realização de mais de 7 mil atendimentos anuais por um período de três anos. Nesse período, deverão acontecer encontros de capacitação, acompanhamento e monitoramento e supervisão em serviço da Sempre, além do acompanhamento de 156 famílias – cerca de 780 pessoas – já mapeadas pelo Projeto Axé”, disse Juliana Portela.

A dinâmica envolverá a utilização do veículo AxéBuzu nos bairros de maior concentração de pessoas em situação de rua, principalmente crianças e adolescentes; encontros nos serviços da Sempre e do Projeto Axé, além de oficinas e cursos virtuais; e utilização da Pedagogia do Desejo e Arteducação na rua, para que as famílias sejam sensibilizadas a aceitar os serviços da rede socioassistencial.

Em pronunciamento realizado virtualmente, o fundador da instituição, Cesare de La Rocca, agradeceu à Prefeitura pela parceria e condução das ações de combate à Covid-19.

“Reconheço a profunda dedicação e, desde que se aproximou da questão da população em situação de rua, começou a transformar ações pontuais em política pública. Salvador está sendo exemplo para o mundo. No Projeto Axé, estamos fazendo aquilo que eu chamo de anarquia da imaginação, ou seja, tenha uma imaginação sem limites, porque as necessidades dessa população é, também, sem limites”, declarou.