pa Projeto Axé lança livro de Formação para Profissionais que atuam com População em Situação de Rua | Projeto Axé Brasil

Projeto Axé Brasil

Axé è ArtEducação

Projeto Axé lança livro de Formação para Profissionais que atuam com População em Situação de Rua

Na próxima quinta-feira, 26 de novembro de 2020, o Projeto Axé realizará virtualmente o lançamento do livro “Caderno de forma-ação e navegação social Projeto Caboré: diagnóstico, capacitação, assistência técnica, monitoramento e difusão de conhecimentos”, das 9h às 12h, com transmissão ao vivo na página do Projeto Axé no Facebook.

A publicação é resultado da parceria do Centro Projeto Axé com a Secretaria Municipal de Promoção Social de Combate à Pobreza (SEMPRE), celebrada pelo Termo de Colaboração nº 022/2018, que teve como uma de suas metas a formação de profissionais e operadores(as) dos serviços que constituem a rede socioassistencial de atenção à população em situação de rua, no município de Salvador.

O Projeto Caboré surge com o objetivo de fortalecer, no Município de Salvador, a rede socioassistencial voltada para a população em situação de rua, segundo o Decreto nº 23.836 de 22 de março de 2013, que institui a Política Municipal para a População em Situação de Rua e seu Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento.

A formação continuada contemplou um total de 209 profissionais, entre gestores(as) e trabalhadores(as) do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS); Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS); Unidades de Acolhimento Institucional; Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), além dos educadores(as) sociais de rua do Projeto Axé. Todos(as) foram organizados em 4 turmas para frequentar e cursar os três módulos propostos realizados entre os dias 27 de agosto e 16 de outubro de 2019, totalizando uma carga horária de 30 horas de formação.

O livro será inicialmente lançado na versão e-book e ficará disponível para download gratuito no site do Projeto Axé a partir do dia do lançamento. A publicação também contará com exemplares físicos que em breve serão disponibilizados gratuitamente para agentes públicos e sociais.

Este é um momento simbólico de culminância do intenso e importante movimento que foi o curso de formação do Projeto Caboré, que busca inspirar e oferecer subsídios para futuras propostas de formação através da publicação do livro, além de mobilizar gestores(as) e profissionais que atuam com a população em situação de rua nos mais diversos contextos. Considera-se este um ponto de partida para a criação de novas relações, aprendizagens e olhares sobre o mundo a partir das experiências vivenciadas, uma abertura de sentidos.

Confira a programação completa e participe do lançamento do livro através da página oficial do Projeto Axé no Facebook (https://web.facebook.com/projetoaxe).

O lançamento contará com a participação do Fundador-Presidente do Projeto Axé, Cesare de Florio La Rocca e do Coordenador de Arteducação, Marcos Candido, além da Secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza da Prefeitura Municipal de Salvador, Juliana Portela, e da técnica de referência que atuou como gestora de parceria, Ravena Lima. Também participarão todos(as) os autores(as) dos capítulos do livro, bem como as organizadoras.