pa Projeto Axé promoveu neste mês a Grande Formação 2022 | Projeto Axé Brasil

Projeto Axé Brasil

Axé è ArtEducação

Projeto Axé promoveu neste mês a Grande Formação 2022

Com a presença de todo universo trabalhador do Projeto Axé, a Grande Formação 2022 foi realizada entre os dias 14 a 18 de março. Reunidos(as) na Unidade de Arteducação do Pelourinho, os(as) agentes da entidade participaram da semana de formação com o tema “Ano Franciscano: Eu não tenho pátria: tenho mátria e quero frátria”, dando continuidade à celebração do ano franciscano abordado na Formação 2021 e aos princípios conceituais que enlaçam meio ambiente, fraternidade (irmandade) e pobreza (simplicidade). 

A Grande Formação 2022 seguiu trazendo o olhar reflexivo para as necessidades de transformações urgentes que a nossa sociedade precisa para ser mais equânime, justa, literalmente um lugar melhor para todas e todos. Onde irmãs e irmãos atuam para que o sujeito seja visto e tratado como um equidade, um singular semelhante. Cada sujeito é único e todos possuem Direitos, todos devem ser acolhidos com suas particularidades em um espaço de afeto e amorosidade.

Realizar o olhar para o outro como irmão e irmã, e como educar se faz ferramenta preciosa no encontro com o outro, faz a diferença. Organizada em três momentos distintos: coleta (pesquisa) de dados, análise e planejamento, a Grande Formação contou com a exibição de filmes e documentários, houve debates, conversas sobre as experiências distintas, além de planejamento das ações que serão realizadas ao longo do ano com os educandos e educandas. Também, de forma muito necessária, foram lembrados os avanços, as dificuldades e houve o alinhamento que precisamos para seguir no dia a dia levando o esperançar para os sujeitos que estão acolhidos no Projeto Axé.