pa Reinauguração do Axébuzu fortalece o trabalho da Educação de Rua | Projeto Axé Brasil

Projeto Axé Brasil

Axé è ArtEducação

Reinauguração do Axébuzu fortalece o trabalho da Educação de Rua

Após uma breve pausa, devido a pandemia, o Axébuzu volta às ruas da capital baiana com a pintura original totalmente requalificada. A Unidade Móvel de Atendimento foi reinaugurada com apresentação da Bandaxé – Grupo de Percussão, no Farol da Barra, em Salvador. O ônibus adaptado conta com livros, gibis, televisão, dentre outros recursos que permitem a realização de atividades, oficinas e experimentações arteducativas e lúdicas. 

O Axébuzu é totalmente plotado com o trabalho primoroso do notório artista baiano e amigo do Projeto Axé, Juarez Paraíso. Com a reforma, todo o trabalho assinado pelo artista foi reavivado e seguirá oferecendo uma experiência estética que produz desejo, num processo contínuo de esperançar os nossos educandos e educandas. 

Outro instrumento de trabalho que fortalece e faz parte das estratégias pedagógicas da Educação de Rua é o Axé in Itinere, um carro chamado Desejo. Trata-se de um recurso agregado à Educação de Rua em 2019 a partir das demandas identificadas pelos(as) educadores(as) no cotidiano do trabalho fora das unidades e também colocada pelas crianças e adolescentes atendidos de desejaram ter acesso a materiais de leitura, livros, desenhos, jogos e outros materiais pedagógicos diariamente para além do Axébuzu, sobretudo, no encontro diário com os educadores(as) nas diversas áreas de atendimento. Dessa forma, enquanto o Axébuzu circula pela cidade, estando cada dia numa área diferente, o seu braço desejante, o Axé in Itinere também perambula com inteligência fortalecendo o trabalho realizado sob o signo da Pedagogia do Desejo. 

Por onde passam, seja o Axébuzu, seja o Axé in Itinere, levam muito mais do que materiais educacionais e/ou lúdicos para as atividades, levam também respeito, fortalecimento, acolhimento e garantia de direitos.

Por Daiane Oliveira, estagiária da Coordenação de ARTEDUCAÇÃO e revisão de Lucas Vezedek, técnico em atividades educacionais da Coordenação de Arteducação.