pa Nova diretora do Projeto Axé é apresentada durante Cerimônia de Posse na Unidade de Arteducação do Pelourinho | Projeto Axé Brasil

Projeto Axé Brasil

Axé è ArtEducação

Nova diretora do Projeto Axé é apresentada durante Cerimônia de Posse na Unidade de Arteducação do Pelourinho

Na última quarta-feira (13/09), realizamos a Cerimônia de Passagem do Cargo de Diretora do Projeto Axé. Durante a solenidade, nossa atual diretora, Ená Benevides, comunicou ao universo de trabalhadores do axé e aos parceiros institucionais presentes que, a partir daquele momento, seu cargo seria assumido por Rossimara Cunha.

Durante o evento, que ocorreu na Unidade de Arteducação do Pelourinho, a ex-diretora, Ená Benevides, passou oficialmente a liderança do Projeto Axé para a nova diretora, Rossimara Cunha, em um ato que simboliza a continuidade do nosso compromisso com a transformação social através da Arteducação.

Em seu discurso de despedida, Dona Ená, como é carinhosamente chamada por todos, saudou as pessoas presentes através de uma merecida homenagem a Marcinha e Militão, colaboradores da cozinha que trabalham com ela desde a fundação do Projeto Axé, em 1990.

Ainda em seu importante discurso, Ená falou sobre a importância de cuidar de quem cuida do outro, em especial dos educadores que atuam na Educação de Rua e nas unidades, para que eles possam continuar sendo o “sim” na vida dos meninos e meninas que só receberam “não”.

“O Axé nunca vai sair de mim, como não sai de muitas pessoas que saíram daqui. Eu não posso ficar o tempo todo aqui porque a idade já não me permite, é muito difícil me deslocar do interior para vir aqui, mas prometo, assim como prometi a Cesare, que cada vez que eu puder, eu venho estar no Axé, venho estar com vocês, meu telefone está à disposição.”, declarou a ex-presidenta.

Por sua vez, Rossimara Cunha, a nova diretora, expressou sua empolgação e comprometimento com a missão do Projeto Axé. Em seu discurso, além de destacar a relevância dos trabalhos desenvolvidos por Ená Benevides, Cesare de Florio La Rocca (1937-2021) e Marcos Candido (1967-2023), ela falou sobre o desafio que será retornar ao Projeto Axé com essa nova função e sobre a importância da união e do trabalho coletivo durante a fase que está iniciando.

Rossimara afirmou: “Sei que Cesare sempre quis que nós fizéssemos um trabalho conjunto, onde o beneficiário sempre fosse a criança e o adolescente, e é isso que eu pretendo dar continuidade. Contando com o apoio de Ená, dos parceiros e de todos vocês, eu quero dar continuidade a esse legado de Cesare, fazendo o melhor para os meninos e meninas do Axé”.

Com a decoração do espaço produzida em nossas Oficinas de Experimentação em Artes Visuais e Estampa, a cerimônia foi um momento de emoção e celebração que, além de contar com apresentações musicais da Orquestra de Berimbaus e da Bandaxé, também contou com homenagens dos Arteducadores Fabio Bastos e Luciana Xavier.

Confira algumas fotos: