pa Em parceria com Itaú Social, Projeto Axé oferece oficina para empreendedorismo digital | Projeto Axé Brasil

Projeto Axé Brasil

Axé è ArtEducação

Em parceria com Itaú Social, Projeto Axé oferece oficina para empreendedorismo digital

O Projeto “Espaço Z” nasce da necessidade de preparar e apoiar os jovens nesse processo de inserção ao mercado de trabalho, refletindo primeiro suas metas e estratégias profissionais. Pensando nisso, a oficina que oferece o conhecimento de marketing digital voltada ao empreendedorismo é de fundamental importância para que os jovens tenham domínio de uma das ferramentas mais importantes para vendas nos últimos anos.

O Instagram corresponde a 87% das vendas através das mídias digitais, segundo estudo NuvemCommerce divulgado em 2021. Destes, 57% dos empreendedores afirmaram que utilizar a ferramenta Instagram Shopping, já a Loja do Facebook é utilizada por 46%. Para o atendimento, a ferramenta Whatsapp é adotado por 95% dos entrevistados como principal canal, seguido por Instagram com 83,5%, e-mail 51% , Facebook que detém 49,5%, telefone aparece com 42%, chat online com 17% e outros 5,5%.

O estudo da NuvemCommerce, realizado pela Nuvemshop, plataforma com mais de 70 mil lojas virtuais na América Latina – em sua maioria, de pequenos e médios empreendedores (PMEs), ainda aponta que o faturamento do comércio eletrônico bateu os US$ 4,28 trilhões, representando aumento de 27,6%. No Brasil, o crescimento foi notório. chegando a 47%. Por conta do isolamento social, 46% dos brasileiros aumentaram as compras online e 7% realizaram a primeira experiência. Assim, é impossível ignorar o posicionamento digital quando falamos em novos negócios.

Tendo como objetivo, contribuir para a igualdade de oportunidades direcionada à população jovem negra no mercado de trabalho, destacando a extrema importância de romper ciclos geracionais históricos de opressão e negação de direitos e oportunidades, o Espaço Z atua nessa preparação profissional como um todo, potencializando conhecimentos que foram adquirido ao longo dos aos nas unidades.

Para Daiane Oliveira, arteducadora que ministra a oficina, é de fundamental importância que os educandos(as) estejam preparados para o mercado digital. “Pesquisas apontam a importância de marcas e profissionais estarem nas mídias digitais. Seja para portfólio ou um canal de relacionamento, a presença digital pode ser um fator de confiabilidade, assim como um importante termômetro de qualidade. Assim, saber se posicionar, usar as ferramentas que as redes sociais profissionais apresentam e se qualificar é importante para ter sucesso no mercado de trabalho como empreendedor”, afirma Daiane.

O Projeto Axé participa do Programa com a ação denominada de “Espaço Z”, que usa como referência simbólica a última letra do alfabeto para a reflexão da finalização de um ciclo para se iniciar outro., seja no meio artístico ou em outro segmento até a articulação de instituições parceiras do território, em busca de encaminhamento para uma imersão socioprofissional, inclusão em programas de experimentação/vivência em áreas arteducativas realizadas nas Unidades do Projeto Axé – ModAxé, EstampAxé, Dança, Música, Capoeira e Artes Visuais – guiadas por arteducadores(as), participação em rodas de conversa com profissionais de diversas áreas de trabalho e/ou movimentos sociais – negros, mulheres, LBTQIA+, dentre outros-  e arteducadores do Projeto Axé e visitas em espaços possíveis de empregabilidade, além da participação em oficinas de preparação para entrevistas, construção de currículos, dentro outros.

Texto Daiane Oliveira, estagiária da Coordenação de Arteducação.