pa Projeto Axé no Enfrentamento ao COVID-19. | Projeto Axé Brasil

Projeto Axé Brasil

Axé è ArtEducação

A atual conjuntura vivida pelo isolamento social impõe mudanças e para continuar cuidando dos educandos(as) do Projeto Axé e seus familiares se faz necessário adaptar-se a novas rotinas não somente no trabalho, mas também na vida pessoal, já que trabalhar remotamente é um desafio, é uma nova construção, porém se realizada no espírito da coletividade e do desejo, pode-se chegar a um aprendizado importante para este momento desafiador.

Projeto Axé no Enfrentamento ao COVID-19.

Estamos vivendo desafios abrasadores, mas não estamos sozinhos(as). A força do Axé nos movimenta para seguirmos caminhantes, esperançando. E é justamente essa força que nos faz reafirmar compromissos e responsabilidades como educadores(as) sociais e artistas que somos, como desejadores(as) dos desejos das crianças, adolescentes, jovens e famílias com quem trabalhamos. Sim, o trabalho é possível e potente porque eles e elas são a força do Axé que nos molham de esperança.

Dessa forma uma das linhas de ação do Projeto Axé em enfrentamento ao COVID-19 é o atendimento remoto. Trata-se das ações de atendimento e acompanhamento que visam assegurar a proteção integral a crianças, adolescentes, jovens e suas famílias, em situação de vulneração, de rua, afetadas por calamidades e desastres, atendidas pelo Projeto Axé, com objetivo de reduzir a vulnerabilidade e vulneração desses sujeitos de direitos aos riscos relacionados ao COVID-19.

O objetivo é buscar cotidianamente contato com crianças, adolescentes, jovens e famílias atendidos(as)
pelo Projeto Axé, criando uma rede de proteção, mantendo diálogo franco, de modo a fornecer orientações
seguras sobre modos de cuidado, prevenção, garantia de acesso a benefícios emergenciais e socioassistenciais,
dentre outros encaminhamentos. Além disso, considerando as especificidades e condições de acesso a
tecnologias de informação e comunicação (smartfones, celulares, redes sociais, aplicativos, etc.), garantir a
manutenção de atividades pedagógicas e artísticas orientadas remotamente, tendo em vista as linguagens
artísticas trabalhadas no Projeto Axé: Artes Visuais, Música, Dança e Capoeira.

Confira em alguns videos na playlist abaixo as atividades realizadas por nossas(os) educandas(os).

As ações do Projeto Axé contam com os parceiros: Secretaria de Estado de Justiça Direitos Humanos e Desenvolvimento Social – SJDHDS, Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate a Pobreza – SEMPRE, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente através da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, Programa Criança Esperança/UNESCO, IPAC, Coelba, Comunidade Franciscana da Bahia, Fundação San Zeno, Conferência Episcopal da Itália – CEI, Tavola Valdese, Crossing Borders, Estado Alta Áustria, XXX Lutz, Huebler Kaeltetechnik, AGRU Bad Hall, Greiner Kunststoffechnik #projetoaxé #arteducacao