pa Projeto Axé realiza ações de difusão dos resultados da Pesquisa de Mapeamento, Contagem e Caracterização da População em Situação de Rua de Salvador | Projeto Axé Brasil

Projeto Axé Brasil

Axé è ArtEducação

Projeto Axé realiza ações de difusão dos resultados da Pesquisa de Mapeamento, Contagem e Caracterização da População em Situação de Rua de Salvador

        No mês de fevereiro, o Projeto Axé participou de uma série de encontros para discutir as condições de vida e a garantia de direitos da população em situação de rua. Dentre as atividades, destacam-se o Seminário Internacional sobre População em Situação de Rua, a Reunião do Comitê Técnico Municipal de Saúde da População em Situação de Rua e o V Fórum Baiano de Atenção Primária à Saúde.

🔹Seminário Internacional:

Representando o Projeto Axé na mesa redonda intitulada “Gente é pra Viver: O Censo da População em Situação de Rua em Salvador e a produção de saberes sobre e com a rua”, estava presente o técnico em atividades educacionais, Lucas Vezedek, acompanhado das representantes da CATA Bahia e do Movimento População em Situação de Rua, Sueli Oliveira e Annemone Santos, respectivamente.

O evento aconteceu nos dias 21 e 22 de Fevereiro e, além dessa participação, foram realizadas mais três apresentações com foco nos aspectos metodológicos, estratégias de mapeamento e especificidades dos métodos estatísticos da Pesquisa de Mapeamento, Contagem e Caracterização da População em Situação de Rua de Salvador, realizada pelo Projeto Axé em parceria com a prefeitura de Salvador. Também participaram as consultoras Juliana Prates Santana, Patrícia Lustosa Brito, Giovana Oliveira Silva e Kézia Alves Mustafa.

🔸Reunião do Comitê Técnico Municipal de Saúde:

No dia 22 de fevereiro, o Comitê reuniu-se para discutir os resultados do Censo com foco nos indicadores de saúde da população em situação de rua. A reunião contou com a participação de representantes de diversos serviços da saúde e da assistência social, públicos e conveniados, além de organizações da sociedade civil organizada.

🔹V Fórum Baiano de Atenção Primária à Saúde:

O Fórum, realizado nos dias 22 e 24 de fevereiro, abordou os 30 anos da Saúde da Família e contou com a apresentação do Círculo de Cultura “Culturas de cuidado na gira das diferenças: Dados e práticas em saúde da população em situação de rua”, com base nos resultados do Censo Pop Rua 2023.

             Os resultados do Censo e as discussões realizadas nas diferentes atividades servirão como base para a formulação de políticas públicas e ações para melhorar a qualidade de vida da população em situação de rua em Salvador.

Confira alguns registros: