pa Sumário Executivo de Pesquisa: Mapeamento, Contagem e Caracterização da População em Situação de Rua em Salvador | Projeto Axé Brasil

Projeto Axé Brasil

Axé è ArtEducação

Sumário Executivo de Pesquisa: Mapeamento, Contagem e Caracterização da População em Situação de Rua em Salvador

Mapear, contar/recensear e caracterizar a população em situação de rua (PSR) tem uma função política, social e científica fundamental, uma vez que visibiliza aspectos essenciais de uma complexa questão social que amarga a invisibilidade política nas estatísticas e dados oficiais comumente produzidos, apesar de ser uma realidade absolutamente visível no cotidiano das cidades.

Este Sumário Executivo de Pesquisa apresenta os resultados do Mapeamento, Contagem e Caracterização da População em Situação de Rua em Salvador, projeto realizado entre os meses de setembro de 2022 e outubro de 2023. Trata-se de uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Salvador através da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (PMS/SEMPRE) em parceria com o Centro Projeto Axé de Defesa e Proteção à Criança e ao Adolescente (PROJETO AXÉ), a partir do Termo de Colaboração N° 001/2022. Além do apoio do Conselho Municipal de Assistência Social de Salvador (CMASS), a pesquisa contou com a cooperação técnica do Movimento Nacional da População de Rua – Bahia (MNPR/BA), da Federação de Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis do Estado da Bahia (CATABAHIA) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA), através de três unidades acadêmicas: o Instituto de Psicologia (IPS/UFBA), por meio do Grupo de Estudos Interdisciplinares Infâncias, Crianças e Contextos (GEIC/UFBA); a Escola Politécnica da UFBA, através do Laboratório de Cartografia e de Sistemas de Informação Geográfica do Departamento de Engenharia de Transportes e Geodésia (CARTOLab/ESCOLA POLITÉCNICA/UFBA); e, o Instituto de Matemática e Estatística (IME/UFBA), através do Departamento de Estatística.

Esta publicação cumpre a sua função de descrever detalhadamente os aspectos conceituais, metodológicos e os resultados do mapeamento, contagem e caracterização da população em situação de rua de Salvador. Com isso, salientamos que, diante da amplitude e riqueza dos dados censitários e amostrais gerados pelo estudo, é certa a necessidade de ampliação de leituras, análises e discussões, considerando a possibilidade de desdobramentos, aprofundamentos de temas e atualizações metodológicas futuras.

Além do Sumário, também está disponível a publicação intitulada “Instrumentos de coleta de dados e materiais de formação: Mapeamento, Contagem e Caracterização da População em Situação de Rua em Salvador”. Ela serve como um documento complementar ao Sumário Executivo da Pesquisa, abrangendo os resultados e detalhes metodológicos do Mapeamento, Contagem e Caracterização da População em Situação de Rua em Salvador.

Dessa forma, o Projeto Axé reafirma seu compromisso em colaborar com a produção de outros discursos, teorias, imagens e práticas, no sentido de construir articulações políticas efetivas para a garantia de direitos da população em situação de rua.

A publicação está disponível gratuitamente através dos links:

Link: https://sempre.salvador.ba.gov.br/vida-nova/
Sumário Executivo: http://www.projetoaxe.org/brasil/wp-content/uploads/2024/01/Sumário-Executivo-de-Pesquisa-Censo-POP-Rua-em-Salvador-ARQUIVO-FINAL-PDF.pdf

Instrumentos de coleta de dados e materiais de formação: https://www.projetoaxe.org/brasil/axemedia/instrumentos-de-coleta-de-dados-e-materiais-de-formacao-mapeamento-contagem-e-caracterizacao-da-populacao-em-situacao-de-rua-em-salvador/

Como citar:

VEZEDEK, Lucas; SANTANA, Juliana Prates; FRAGA, Larissa dos Santos; BRITO, Patrícia Lustosa. Sumário executivo de pesquisa: mapeamento, contagem e caracterização da população em situação de rua em Salvador. Centro Projeto Axé, 2023.