pa Educandos(as) do Projeto Axé visitam Parque São Bartolomeu | Projeto Axé Brasil

Projeto Axé Brasil

Axé è ArtEducação

Educandos(as) do Projeto Axé visitam Parque São Bartolomeu

Na última semana, nossos educandos(as) das oficinas Arteducativas de Artes Visuais, Música, Dança e Capoeira e Canteiro dos Desejos puderam conferir de perto os encantos e histórias do Parque São Bartolomeu.

Localizado em Pirajá, o Parque é reconhecido pela Unesco como uma importante reserva de biosfera da Mata Atlântica, sendo um dos grandes remanescentes dela em área urbana do Brasil. Reunindo quatro cachoeiras, manguezais e  barragem junto ao Rio do Cobre, o local, antigamente habitado pelos índios tupinambás, foi palco da invasão holandesa no século 17 e depois virou abrigo para os quilombolas com a formação do Quilombo do Urubu, onde viveu a Guerreira Zeferina, protagonista da Batalha de Pirajá.

Durante as visitas mediadas que aconteceram entre os dias 24 janeiro e 03 de fevereiro, além de aprender sobre a importância histórica do local e de seus principais representantes, os educandos e educandas também tiveram a oportunidade de conferir os quadros pintados em homenagem às mulheres da comunidade, na sala de exposições do parque.

“Noventa por cento dos educandos- as, e parte dos educadores não conheciam o local e esse foi um dos motivos da escolha e solicitação desse evento memorável. A felicidade de todas as pessoas que fizeram este passeio foi imensa e com certeza ficará na melhor lembrança sobre o Axé na vida de cada pessoa presente.” declara a Gerente da Unidade de Arteducação do Pelourinho, Luciana Xavier. 

Tal atividade só foi possível graças ao apoio de parceiros como o Sr. Conor da Tatur Turismo que, entendendo a importância do direito à cidade, disponibilizou ônibus para levar os educandos e seus Arteducadores para esse lugar histórico.

Confira alguns registros: