pa XVII Edição da Ação Nacional “Criança Não É de Rua” irá homenagear defensor dos direitos infantojuvenis Marcos Antônio Candido | Projeto Axé Brasil

Projeto Axé Brasil

Axé è ArtEducação

XVII Edição da Ação Nacional “Criança Não É de Rua” irá homenagear defensor dos direitos infantojuvenis Marcos Antônio Candido

Em alusão ao Dia Nacional de Enfrentamento à Situação de Rua de Crianças e Adolescentes, que ocorre em 23 de julho, a XVII Ação Nacional “Criança Não É de Rua” está se preparando para realizar uma mobilização no Terreiro de Jesus, em Salvador. O evento, organizado pela Rede Nacional Criança Não É de Rua, da qual o Projeto Axé é parte integrante, busca conscientizar e discutir a situação das crianças em situação de rua no Brasil.

Este ano, o tema central da ação é “Infância na rua exige prioridade”, visando chamar a atenção para a necessidade urgente de políticas de proteção e amparo voltadas para esse grupo vulnerável. Além disso, a mobilização também prestará uma homenagem ao ex-coordenador de Arteducação do Projeto Axé, Marcos Antônio Candido (1967-2023), e aos 33 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Relembrando a Chacina da Candelária:

A data de 23 de julho de 1993 marcou um dos episódios mais trágicos e marcantes na história da situação de rua de crianças e jovens no Brasil. A Chacina da Candelária, ocorrida no Rio de Janeiro, foi um ataque perpetrado por policiais militares contra crianças e jovens em situação de rua que buscavam abrigo e proteção na região. O resultado desse violento incidente foi a morte de oito vítimas e outras seis ficaram feridas.

Esse triste episódio ressalta a importância crucial de implementar políticas e ações que garantam a segurança e o bem-estar desses jovens em situação de vulnerabilidade, destacando a necessidade de se enfrentar a problemática das crianças e adolescentes nas ruas.

Confira a programação completa: