pa Com apresentações de educandas(os), Projeto Axé realiza evento em celebração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha | Projeto Axé Brasil

Projeto Axé Brasil

Axé è ArtEducação

Com apresentações de educandas(os), Projeto Axé realiza evento em celebração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Ontem, 25 de Julho, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, realizamos um evento de conscientização e celebração no Terreiro de Jesus, homenageando aquelas mulheres que lutaram pela construção de um futuro melhor e mais igualitário.

Para a ação, as Educandas e Educadoras da Oficina de Moda confeccionaram roupas inspiradas em nomes como Sonia Guimarães, Ruth de Souza, Ludelina de Campos Melo e Xica Manicongo. Além disso, elas também compartilharam informações sobre a história dessas mulheres e por que elas se tornaram símbolos de luta e resistência.

Com a presença do Axébuzú, espaço foi decorado pelas(os) educandos(a) das oficinas de Experimentação em Artes Visuais e Estampa, e contou com a apresentação de uma banda de percussão composta apenas por educandas da Unidade do Pelourinho, cuja energia dos tambores ecoou pelas ruas da praça. Além disso, os jovens da Unidade Augusto Omolu de Dança e Capoeira e as crianças do canteiro dos desejos também encantaram a todos com suas apresentações.

Durante a mobilização, foram realizadas poesias, produção de turbantes e um jogo da memória temático desenvolvido pela nossa equipe de educação de rua, com imagens de mulheres negras importantes para a construção de nossa história.

Foi um dia repleto de alegria, e para realçar ainda mais a beleza das nossas meninas, recebemos o apoio da empresa baiana de cosméticos BETOBITA Feito à Mão, que contribuiu no processo de finalização dos cachos de todas as meninas que se apresentaram e das que participaram do evento.

Confira alguns registros: