pa Censo PopRua Salvador conclui ciclo de trabalho de campo com grande emoção | Projeto Axé Brasil

Projeto Axé Brasil

Axé è ArtEducação

Censo PopRua Salvador conclui ciclo de trabalho de campo com grande emoção

Depois de uma jornada repleta de encontros e encruzilhadas, o Censo PopRua Salvador concluiu hoje (31/05), dois meses de trabalho de campo com uma equipe de mais de 100 pessoas. Essa construção coletiva teve como objetivo principal fazer ecoar as vozes das ruas da capital baiana. Durante esse período, educadores de rua, ativistas, estudantes, profissionais, catadores, pessoas com trajetória de rua, técnicos e tantos outros indivíduos dedicaram seu tempo e conhecimento para esse levantamento único.

Esses importantes colaboradores foram fundamentais para a realização desse trabalho, trazendo consigo o seu Axé e contribuindo para esse movimento de políticas de vida. No entanto, o trabalho ainda não terminou, ainda no mês de junho, daremos continuidade a coleta de dados com idas a campo nas ilhas de Maré, Frades e Bom Jesus dos Passos. A previsão é que, no dia 02 de agosto, seja realizado um seminário para entregar à cidade de Salvador uma grande cartografia de imagens, dados, números e, principalmente, vozes da população em situação de rua.

O projeto do Censo PopRua é um exemplo de como a união de diferentes atores sociais pode tramar esperanças e lutar por direitos. As ruas de Salvador foram palco desse encontro significativo, onde cada sujeito de desejo, conhecimento e direito encontrado nas ruas soteropolitanas contribuiu para o sucesso desse projeto.

O Projeto Axé agradece a todos que participaram, reafirmando que cada indivíduo foi fundamental para a realização desse projeto grandioso. Agora, com a coleta finalizada,  realizaremos, nos meses de junho e julho, a análise dos dados e a produção do sumário executivo da pesquisa nos meses de junho e julho para o evento de entrega da cartografia, que promete trazer à tona uma visão abrangente da realidade da população em situação de rua em Salvador. O legado desse trabalho será essencial para a formulação de políticas públicas mais inclusivas e direcionadas às necessidades daqueles que vivem à margem da sociedade.

 


A “Pesquisa de Mapeamento, Contagem e Caracterização da População em Situação de Rua em Salvador” é uma parceria entre o Centro Projeto Axé de Defesa e Proteção à Criança e ao Adolescente e a Prefeitura Municipal de Salvador através da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (PMS/SEMPRE), a partir do Termo de Colaboração N° 001/2022, além da parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social de Salvador (CMASS). Para sua execução o projeto também conta com a cooperação e colaboração institucional da Universidade Federal da Bahia – através de três unidades: o Instituto de Psicologia (IPS/UFBA); o Laboratório de Cartografia e de Sistemas de Informação Geográfica do Departamento de Engenharia de Transportes e Geodésia da Escola Politécnica (CARTOLab/DETG/ESCOLA POLITÉCNICA/UFBA); e, o Departamento de Estatística do Instituto de Matemática e Estatística (IME/UFBA), do Movimento Nacional da População de Rua (MNPR) e da Rede Cata Bahia da Federação das Catadoras e Catadores do Estado da Bahia. O objetivo geral da “Pesquisa de Mapeamento, Contagem e Caracterização da População em Situação de Rua em Salvador” é mapear, contar e recensear a população em situação de rua – crianças, adolescentes, jovens, adultos e famílias –, além de realizar a caracterização das situações de vulneração e violações de direitos vividas por esta população na cidade de Salvador a partir da produção de dados sociodemográficos, como idade, gênero, raça/cor/etnia, orientação sexual, escolaridade, local de permanência, renda, os motivos de ida para rua e trajetória de rua, bem como o número de pessoas que dormem nas ruas; o uso de substâncias psicoativas; a formatação de grupos e laços/vínculos com a família; a rede de apoio acessada; o acesso aos serviços e políticas da assistência social, dentre outros.