pa Juntos pela infância: Projeto Axé e SJDH realizam ação conjunta de combate o trabalho infantil no Terreiro de Jesus | Projeto Axé Brasil

Projeto Axé Brasil

Axé è ArtEducação

Juntos pela infância: Projeto Axé e SJDH realizam ação conjunta de combate o trabalho infantil no Terreiro de Jesus

Em uma iniciativa conjunta com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia, realizamos uma importante ação de conscientização no Terreiro de Jesus, visando combater o trabalho infantil.

A mobilização, que aconteceu ontem (12/06), contou com apresentações dos educandos das oficinas de Artes Visuais, Capoeira, Dança Música e Percussão para a dança, promovendo um ambiente de sensibilização e conscientização sobre a importância de proteger a infância.

“A importância desse ato é provocar a sociedade sobre as violações de direitos de crianças e adolescentes vítimas do trabalho infantojuvenil. É preciso combater e denunciar essa prática, que rouba a infância de nossas crianças. Nessa etapa da vida, é preciso ter tempo livre para atividades pedagógicas que possam auxiliar no desenvolvimento físico e intelectual das crianças e adolescentes, que não são mão de obra e devem ter os seus direitos respeitados”, ressaltou a coordenadora de Proteção aos Direitos de Crianças e Adolescente da SJDH, Iara Farias.

Além das apresentações, também foram realizadas oficinas de cata-vento, símbolo mundial da luta contra o trabalho infantil, desenho e leitura, disponibilizados no AxéBuzú, nossa unidade de atendimento móvel. Durante o evento, também foram distribuídos materiais informativos da campanha “Respeito é nosso Direito”, da SJDH, que faz referência à luta contra a violação dos direitos humanos, entre eles, o trabalho infantil e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Trabalho Infantil

O Trabalho infantil é toda forma de trabalho realizado por crianças e adolescentes abaixo da idade mínima permitida, de acordo com a legislação de cada país. Feiras livres, residências, semáforos, lava-jatos, festas, bares e praias são os principais locais onde há incidência de crianças e adolescentes em atividades laborais. Os danos causados a crianças e adolescentes resgatados em condição de trabalho infantil vão desde os que afetam a saúde física, mental, psicológica e social, podendo levar até a morte.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT), através da Convenção sobre os Direitos da Criança, da Organização das Nações Unidas (ONU), e as Convenções 138 e 182, foram definidas as 93 Piores Formas de Trabalho Infantil. A erradicação do Trabalho Infantil é uma das metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS’s) da ONU.

Confira alguns registros: